RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

3 de janeiro de 2004



Postcards From The Boys by Ringo Starr

Ringo Starr revirou as gavetas de sua casa e reuniu dezenas de cartões postais que os outros Beatles lhe enviaram ao longo dos anos. Esse material é a base para o livro Postcards from the Boys, em edição com 2.500 exemplares numerados e assinados por Ringo, em acabamento de luxo e embalado numa caixa de metal semelhante às caixas de correio inglesas. Bem bacana.

O dinheiro arrecadado com as vendas será doado à Lotus Foundation(?). É o que dizem...

Veja mais no site da editora.

Dica do Mauro Pinheiro.


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/03/2004 06:25:00 PM | | | Voltar

·······

2 de janeiro de 2004



Saudação ao mestre Antonio Candido.

A Verdes Trigos recebeu da Editora Unicamp os ensaios "História e Literatura: homenagem a Antonio Candido ", que "consolida, na materialidade de suas quase quinhentas páginas e na dualidade das línguas de seus ensaios – espanhol e português – a homenagem latino-americana a um mestre que é Mestre porque é lido. O livro – rico, colorido e variado como um mural mexicano – é um caleidoscópio de temas e assuntos: categorias tradicionais da historiografia literária, estudos de diferentes escritores da tradição mexicana, um estudo apaixonado do teatro anarquista, a história do encontro e interpretação de um documento precioso da tradição literária brasileira, vêm lado a lado, cartografando diferentes formas da presença de Antonio Candido no panorama dos estudos literários latino-americanos" (Marisa Lajolo)

Os 20 ensaios desse livro (a maior parte em espanhol) reúnem reflexões teóricas e críticas debatidas no Seminário Internacional sobre História e Literatura — Homenagem a Antonio Candido, realizado no México em 2001. Entre os temas estão a relação e o deslinde das fronteiras entre história, literatura e sociedade; a articulação entre literatura nacional e literatura latino-americana; a importância da filologia para o resgate de nosso patrimônio literário; e outros mais. ---->> Leia mais.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/02/2004 10:19:00 PM | | | Voltar

·······

30 de dezembro de 2003



Biografias lembram cem anos de Portinari
Folha de São Paulo - Alexandra Moraes - 30/12/2003.

"Portinari não é apenas um artista, é a mais útil, a mais exemplar aventura de arte que já se viveu no Brasil." A frase é de Mário de Andrade (1893-1945), amigo do pintor Candido Portinari, cujo nascimento completa hoje exatos cem anos. No espírito da "aventura de arte", a data é comemorada com o lançamento de duas biografias: a didática "Portinari: O Pintor do Brasil" e a imensa "Candido Portinari: O Lavrador de Quadros".

Nos livros, aspectos pontuais da vida de Portinari são tratados e, em especial, as questões políticas que talvez tangenciem menos a sua arte do que a sua vida. Lado a lado, as polêmicas em torno de Portinari constituem praticamente um oximoro: filiação ao Partido Comunista Brasileiro, pinturas de temas religiosos e a suposta afinidade com o Estado Novo, ainda motivo de grandes discussões. Leia na Folha de São Paulo


Veja fotos das obras de Candido Portinari


A nota acima eu a vi no blog do Clipping Officina, da Oficina do Pensamento, da querida Ana Luísa Peluso.

Sobre o Clipping Officina:
O Clipping trata da divulgação de eventos ligados à cultura e arte na web e fora dela. Você pode, inclusive enviar sua pauta para ser publicada na home do site.
Assinando a lista, você receberá apenas um e-mail por semana, com o clipping semanal e atualizações do site. Ao final de uma semana de publicações, enviaremos aos associados o resumo do Clipping através do e-mail do grupo (por isso sua associação é necessária). Para assinar, clique: clipping-officina-subscribe@yahoogrupos.com.br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/30/2003 10:29:00 PM | | | Voltar




E o fogo levou...
Folha de São Paulo - Cassiano Elek Machado - 30/12/2003

"Uma série de documentos encontrados há menos de 15 dias esclarece pela primeira vez o que é que a polícia política brasileira fazia com as milhares de toneladas de livros e outros objetos "subversivos" que apreendia nas primeiras décadas do século 20.

Os papéis foram encontrados por acaso, em uma das 160 mil caixas com documentos do Deops (Departamento de Ordem Política e Social, órgão ativo de 1924 a 1983), hoje guardadas no Arquivo do Estado, em São Paulo.
Karin Sant'Anna Kössling, uma das pesquisadoras da equipe da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, xeretava prontuários aleatórios, em busca de material sobre a perseguição política de militantes de movimentos negros quando topou com uma pasta com a inscrição "Levantamento de material existente no depósito de material apreendido". Leia na Folha de São Paulo"


Há muitos anos sabe-se que os militares fizeram inúmeras fogueiras com bibliotecas inteiras de propriedade daqueles que devotaram a vida pelo estudo e pelo conhecimento; foram queimadas obras confiscadas pelo simples fato de serem consideradas "comunistas".

Pessoalmente sou guardião de duas obras resgatadas do fogo por um sargento do exército, que no exercício de sua função de "queimador de livros" foi "negligente", ficou com dó de queimá-los, resgatou e guardou consigo algumas obras julgadas por ele interessantes. No final dos anos 70, deu-me duas delas para que eu as guardasse. Tenho comigo há mais de 20 anos um exemplar do "Pequeno Dicionário Filosófico", de M. Rosental e P. Iudin (editado em português pela Livraria Exposição do Livro) e o "Cristo e Política" de Oscar Cullmann (editado pela Paz e Terra, 1968 - uma rara obra da teologia protestante).

Guardo com carinho e afeto estas duas obras pois foram resgatadas do fogo que levou..... muito do conhecimento deste país e há quase 40 anos pagamos alto preço em razão da "Revolução de 64", quando os militares se fizeram ditadores.



Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/30/2003 01:45:00 PM | | | Voltar

·······

29 de dezembro de 2003

Em 2004 Verdes Trigos continuará a fomentar o hábito da leitura e a divulgar o melhor da nossa cultura. VerdesTrigos.ORG lhe deseja um ótimo 2004.
© verdestrigos.org | com | com.br | 1998-2004.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/29/2003 11:46:00 PM | | | Voltar

·······