Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Pelo Instinto do Prazer e Vinho

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 24/01/2005.

Como um afresco da decomposição da civilização romana, Satyricon de Petrônio (tradução de Sandra Braga Bianchet, editora Crisalida, 328 págs.) apresenta os antecedentes de Roma, revelando com um frescor intenso o cotidiano da grande civilização que sucumbiu aos próprios vícios. Mas, não é feito apenas de vícios o panorama descortinado por Encolpio, o viajante eleito como guia desta viagem imaginada por Petrônio em seu romance, escrito nos tempos de Nero, e traduzido por Fellini, em 1969, como um sonho cinematográfico de primeira grandeza.

Tudo no livro compõe um clima de realidade, de túnel do tempo, onde o leitor sente-se transportado, como se vivesse nos dias de Petrônio. O livro é um mosaico um tanto surrealista da Roma pré-Nero. A história conta as aventuras de dois estudantes, Encolpio e Ascilto, ambos desejando o jovem Giton, de 16 anos. Eles embarcam em uma viagem, como escravos, e passam por várias situações. Situações uma mais estranha que a outra. É o estudante Encolpio, em todo caso, quem vai abrir o caminho, incendiado pela paixão contrariada. Ascilto, parceiro de Encolpio, traiu-o, levando consigo seu belo escravo adolescente, Giton. Não contente, Ascilto vende o rapazinho ao ator Vernacchio, que o coloca entre as múltiplas atrações de seu teatro de variedades - onde um dos espetáculos consiste na mutilação de prisioneiros, princípio do Teatro da Crueldade que Antonin Artaud lançou no início do século 20.

Na viagem, o adolescente Giton encontrará um novo e providencial amigo no velho poeta Eumolpo. Verdadeiro filósofo, o homem despertará em Encolpio as pistas de uma sabedoria experimentada, onde não faltam pitadas de melancolia e lucidez. Eumolpo sabe que a verdadeira arte não costuma andar de mãos dadas com a riqueza - mas que a recíproca também é verdadeira. E dá ao estudante um exemplo vivo desta lição ao conduzi-lo a um banquete na casa de um rico homem, que não se conforma somente com seu poder, mas insiste em cometer versos da pior espécie, ou plagiá-los dos verdadeiros poetas.

Não há psicologia a esperar destes personagens levados pelos instintos e pela necessidade, vivendo o momento presente - um detalhe que com certeza fascina o escritor Petrônio. Estamos falando aqui de uma civilização pagã, pré-cristianismo. No romance tudo é muito exagerado, desde as reações dos personagens, atéelementos hetero-diegéticos, tais quais, o figurino e termos populares da época entre outras coisas. O livro mostra bem esse pandemônio que era Roma no início do cristianismo. Muita luxúria, gulodice, falta de higiene e sistema com escravos. O sexo transborda em Satyricon, a grande subversão é a transcendência do prazer carnal, sem culpa e sem castigo. Toda a exuberância visual o autor transpôs com maestria, construindo uma Roma que, antes de ser histórica, é mítica. Os personagens que desfilam podem estar longe da profundidade psicológica dos dramas burgueses, e por isso, Satyricon parece mais uma grande colagem de situações, um gigantesco afresco. Sua força está em aproximar o público de suas pulsões mais profundas ou, como queriam os gregos, nos reaproximar dos deuses que animam a vontade humana. Mas, talvez, como o próprio Pasolini admitiu pouco antes de morrer, ao refletir sobre o Satyricon: "O mundo contemporâneo não temmais a liberdade (ou a coragem) para encarar essa mistura de ficçãoe realidade sem certo escárnio".

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O acaso e a filosofia, por André Carlos Salzano Masini.

Exemplos e Opiniões, por Tom Coelho.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos