Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Mário Persona


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O avião pousou!

por Mário Persona *
publicado em 25/07/2007.

Os destroços do avião da TAM ainda fumegam e os olhos dos parentes das vítimas ainda lacrimejam enquanto vôo. O silêncio na cabine deste outro Airbus não é normal. As pessoas se entreolham com expectativa e medo. Um balanço inesperado, um cheiro não identificado, o som frisante de um refrigerante -- tudo é visto com suspeição.

Sob um sol de brigadeiro as rodas tocam uma pista de veludo e o avião pousa em Brasília. Eu e os outros passageiros, mantidos em suspense até ali, pousamos logo depois. Uma salva de palmas quebra o silêncio de quase duas horas, seguida de uma coreografia de celulares saindo de bolsos e bolsas e de uma frase geral: "O avião pousou!".

Nunca vi algo assim. Desde quando um piloto conseguir pousar no melhor dos mundos tornou-se num feito equivalente a fazer um cego ver? O banal virou motivo de júbilo e, na falta de ídolos confiáveis, adotamos o piloto como herói. Ele, sim, temos certeza, está comandando alguma coisa, do lado de dentro, bem ali, pertinho de todos.

E o outro avião, quem foi que derrubou? Hoje, nos EUA, quando alguém solta um traque a culpa vai para o Bin Laden. Virou padrão na mente das pessoas traduzir assim qualquer "bum!" e uma explosão de vapor numa rua de Nova Iorque foi a felicidade dos mendigos descalços da cidade. Uma foto da rua nos jornais mostrava que as pessoas saíram correndo literalmente de dentro de seus sapatos. Lá essa neura toda começou com um avião.

Quando um avião cai a imaginação voa. Por enquanto, para o brasileiro, o que derrubou o avião foi a falta de freios nas línguas e gestos de algumas autoridades. E quem vai dizer que não? Não foi o que vimos na TV? É bom que os comandantes que estão na cabine da cidade onde acabo de pousar fiquem atentos a esse uníssono popular, porque os tempos são outros.

Com a abundância do acesso à comunicação está ficando cada vez mais difícil esconder ou enrolar. Até quem só viaja de jegue sabe qual vôo atrasou, pois o boletim dos atrasos na TV é agora mais regular do que a previsão do tempo. Ainda que a caixa-preta do avião revele uma voz em árabe gritando "Jihad!", muita gente vai ficar indecisa na hora de mudar de opinião.

Ouvimos o que queremos ouvir e enxergamos o que queremos ver, e quem trabalha com comunicação sabe disso. Quando adolescente, vi um comercial na TV nos EUA que mostrava uma mala Samsonite caindo de um avião em vôo e atingindo o solo em grande estilo, sem se espatifar ou danificar o que havia em seu interior. A idéia era vender malas, mas o efeito foi contrário. A mala, derivada de "Sansão" em inglês, podia ser forte, mas opinião pública era mais. As pessoas associaram a marca a acidentes aéreos e pararam de comprar. Levou tempo e dinheiro para frear e reverter essa impressão.

Enquanto isso, aqui sob o Equador, parece que não foi só a reversão do jato que travou. Desconfiômetros também mostraram estar "pinados". De que gênio terá sido a idéia de manter na agenda um evento de condecoração de autoridades aeroviárias logo após um acidente aéreo? Quem merecia que se contentasse em receber sua medalha pelo correio, de remetente anônimo, se comprometendo a não tocar no assunto por no mínimo seis meses.

Depois de horas de conexão, peguei meu segundo vôo e cheguei ao destino são e salvo. Adivinhe. Sim, aplaudiram no segundo pouso também. Aplaudir um piloto que pousa é como aplaudir um taxista que estaciona. É obrigação da profissão. Mesmo assim agora são palmas merecidas, pois o cara está trabalhando sob imensa pressão. No primeiro vôo o comandante saudou os passageiros e acrescentou um "desculpem pelo atraso, mas eu não podia decolar sem plano de vôo". Alguém falhou, e não foi ele.

O piloto seguinte, da conexão, também se desculpou: "Não pudemos sair no horário porque a aeronave não chegava. Vocês viram que eu estava esperando com vocês, ali no embarque, né?". Sim, ele estava, eu vi, e me solidarizo com um comandante que viaja dentro da mesma cabine que eu, separado de um enorme posto de gasolina por apenas alguns milímetros de alumínio. Comandante que viaja junto é comandante solidário.

Se me perguntarem como sair do estol em que entrou aviação comercial, digo que não sei. Mas arrisco um palpite com base no que senti nas mais de duzentas vezes que pousei ou decolei em Congonhas, desde o tempo dos gloriosos aviões Electra da ponte aérea. Acho que isso me dá autoridade suficiente para sugerir que aquela pista, boiando num mar de prédios, mude de nome. Enquanto não decidem se ela deve ser fechada, limitada ou engruvinhada, rebatizem o lugar nos mapas e cartas para os pilotos saberem o que irão encontrar. Troquem "Aeroporto" por "Porta-Aviões".

Sobre o Autor

Mário Persona: Mário Persona é escritor, palestrante, professor e consultor em comunicação e marketing, com ênfase em estratégias de comunicação, marketing, gestão de mudanças e desenvolvimento pessoal. Seus artigos, idéias e temas de suas palestras podem ser encontrados em seu site www.mariopersona.com.br.

Leia outros textos de Mário Persona em http://www.mariopersona.com.br/blog/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Lirismo e angústia marcam novo livro de Chico Lopes, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

PAUL BOWLES: autobiografia e contos de um viajante sem volta, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos