Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Carol Westphalen


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Não é o olho de Deus que vai nos julgar. Nós mesmos faremos isso.

por Carol Westphalen *
publicado em 27/03/2007.

O documentário “Uma verdade inconveniente” do ex-vice-presidente americano Al Gore, apesar de promovê-lo, mostra nossa ignorância em relação ao aquecimento do planeta – causado pela poluição da atmosfera por dióxido de carbono (Efeito Estufa). Segundo Al Gore, a política do meio ambiente precisa de mudanças drásticas. O planeta está ficando cada vez mais quente cada vez mais rápido. O aquecimento global vem sendo estudado há 25 anos. Estudos mostram que se continuarmos a jogar CO2 na atmosfera nesse mesmo ritmo, em 2050 as marés irão invadir as cidades litorâneas devido ao degelo das calotas polares. A temperatura média do planeta aumentará cerca de 3 graus até 2050. Gore acredita que o impacto dos seres humanos sobre a Terra é tão devastador que precisamos fazer algo agora ou nossos filhos nos perguntarão por que não o fizemos. Alguns países já possuem tecnologia para frear esse aquecimento, mas falta compromisso. Segundo Gore, é preciso ampliar o uso das energias renováveis. A América do Norte, a Índia e a Europa são os continentes que mais poluem o planeta. A América do Sul ocupa o 4º lugar. Os EUA, apesar de não terem apoiado o Protocolo de Kyoto na época em que foi instituído, conseguiu com que 369 cidades aderissem a ele. Mas será que todas essas cidades irão realmente agir em prol da saúde do planeta?

O despertar para o que está acontecendo com o planeta em função da poluição é o primeiro passo, mas não é o suficiente. O aquecimento global é algo que vem acontecendo com o planeta há mais de 150 anos e agora que sabemos disso nos viciamos em elaborar previsões. Ter consciência é uma coisa, agir em função dessa consciência é outra coisa que requer muito mais trabalho. Como frear o ritmo das indústrias e diminuir o ritmo de carros nas ruas se a economia depende dessas atividades? Somos narcisistas e pensamos apenas em nós mesmos. Será que deixaríamos nossos carros em casa para pedalar? Na hora de consumir, será que optaríamos por indústrias que ajudam a cuidar do meio ambiente? Se o futuro da humanidade está realmente em grande risco será que todos os países iriam contribuir para impedir as catástrofes climáticas? Vamos precisar mudar nossos padrões de consumo, enfim, restabelecer uma outra forma de vida, viver sob um outro paradigma.

Assim como vemos cientistas fazendo previsões terríveis, se formos além em nossas pesquisas, também veremos cientistas dizendo que as coisas não são tão horríveis assim. Segundo S. Fred Singer, Ph.D. em física, não é apenas o homem que está causando essa desordem climática, já que, de acordo com suas pesquisas, o aquecimento global acontece mais ou menos a cada 1500 anos. Outro cientista que não entrou completamente na onda do aquecimento do planeta foi o professor de ciência atmosférica do MIT (Massachussets Institute of Tecnology) Richard Siegmund Lindzen. Segundo ele, nenhum cientista viu o relatório da Academia Nacional de Ciências de 2001 (EUA) sobre os perigos do aquecimento global antes de ser publicado, pois ele foi escrito por burocratas do governo. O nível da água do mar subiu 120 metros há 15 mil anos, mas isso aconteceu por causa do fim da Era do Gelo. Por que 17 mil cientistas assinariam a Petição de Oregon contra o Protocolo de Kyoto? É uma minoria, mas, nesse caso, significante. Ou 17 mil pessoas diplomadas com QIs elevados estariam sofrendo uma alucinação coletiva? Afinal, será que estamos realmente correndo tanto perigo como afirma Al Gore?

Sobre o Autor

Carol Westphalen: Caroline C. Westphalen nasceu em Porto Alegre, mas aos 10 anos foi morar em São Paulo. Formou-se em Comunicação Social e fez pós-graduação em Sócio-Psicologia. Atualmente, mora no litoral do Rio Grande do Sul, faz Psicologia e trabalha como jornalista/colunista.Em 1999, escreveu "Confluência dos Ws" (Editora Writers), uma pequena compilação de crônicas e contos, junto com o amigo Diego Weigelt, crítico de música e radialista. Carol reuniu algumas crônicas em 2004, mas ainda não tem editora. Sinto que meus textos incomodam. Também não gosto de perceber e encarar certas realidades, diz Carol.

Seus textos sobre comportamento e vida também podem ser lidos no site da revista TPM.Carol também escreve um diário: http://www.diariodecarolw.blogger.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


“Elas ocuparam as redações”: Mulheres estão presentes em todas as áreas profissionais, por Carla Coelho.

Dinheiro n(A caixinha), por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos