Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS .::. Verdes Trigos Cultural .::.


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Imaginário do Brasil

por .::. Verdes Trigos Cultural .::. *
publicado em 25/03/2007.

A Vera do Val lança livro pela Martins Fontes, que estará, nos próximos dias, encaminhando-me um exemplar. Mas antecipamente já posso ler o Prefácio do seu livro, que compartilho com os leitores de VerdesTrigos:

"Nas primeiras páginas deste livro, a autora, Vera do Val, pergunta a seu leitor: Para onde você vai, curumim do Alto Rio Negro? Entre vários caminhos possíveis, mais que perguntar, este Imaginário da Floresta aponta direções a seguir. Fazendo as vezes de guia nesta jornada, Vera resgata um pouco da identidade, da inocência e da juventude tupiniquim antes vista em Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Edy Lima, José Mauro de Vasconcellos e Érico Veríssimo - e que andavam um tanto esquecidas, perdidas talvez dentro de algum guarda-roupa, entre leões e feiticeiras.

Desta forma, em vez de indicar o caminho de universos fantásticos onde sociedades secretas reúnem-se em torno de anéis mágicos, Vera nos leva pelas mãos a conhecer nossas próprias origens, visitando a gênese de tudo, num mundo "sem mortes e sem trabalho" - como conta "A Criação do Mundo", versão Xingu do mito cristão diluviano; onde "só existia o dia" e as estrelas ainda não brilhavam no céu. Neste passeio não seremos bruxos aprendizes a estudar em castelos improváveis, mas guardiões da "Árvore de todos os frutos", como Macunaíma, caçadores implacáveis como Begorotire e apaixonados como Jurutaui. Tampouco seremos heroínas sensuais de vídeo-games em busca de relíquias perdidas, mas teremos a beleza e a força de uma Dinahí tornada Mãe-d´água pela vontade da Lua e a magia de Onhiamuçabé protegendo o Noçokem.

O mundo que se abre a partir deste imaginário não tem os sons digitais de IPods e MP3, mas a beleza da voz e da flauta de Iapinari e o canto do Uirapuru pranteando seu amor; não acha espaço para as paixões de ocasião das novelas adolescentes, mas tinge com tons enamorados as seduções do Boto e do deus-Lua; não depende dos poderes sobrenaturais de super-heróis mutantes, mas da bravura ingênua de Ajuricaba.

Nossa jornada talvez finde na maior metáfora de todas, a assembléia dos Waís-masãs, homens-peixes que habitam as profundidades dos rios amazônicos: Norato, o chefe, convoca a reunião "para descobrir os motivos que andavam levando o povo Waí-masã a desaparecer cada dia mais".

Na montagem deste livro, Vera do Val, uma paulista radicada em Manaus, pesquisou e recolheu lendas e mitos dos povos amazônicos. Aqui desfilam histórias de Arawetés, Kunibas, Makuxis, Kayapós, Aikanás, Uaiás, Manaós. Muitos deles já extintos ou em processo de extinção. Como os Waís-masãs da lenda, que não sabem as razões de seu desaparecimento. Ignoram os anzóis e azagaias que de outros nortes os fisgaram e abateram durante tantas décadas, sufocando aos poucos sua identidade cultural.

Este livro é dedicado aos curumins de São Gabriel da Cachoeira, mas também é dos piás da pampa sulista, dos moleques da Praça da Sé, dos meninos e meninas da Candelária, dos manezinhos da Ilha; nasce nas águas do Amazonas e do Negro, mas também bebe no Araguaia, no São Francisco, no Paraná, no Tocantins, no Tiete. Porque esta imensa floresta e seu imaginário é ela inteira a terra do Pindorama, chamada Brasil.

E haveremos de cuidar que não existam mais anzóis e azagaias e caroços de tucumã entalados em nossas gargantas nativas; haveremos, guiados pelas mãos, de resgatar a identidade curumim de cada um e de todos, negando aos que ainda resistem o mesmo destino dos Waís-masãs; haveremos de transformar nossa realidade neste imenso imaginário.

Lá de cima, os olhos dos curumins-guerreiros, vertidos em estrelas, velam por nós.

Marcelo Domingues D´Ávila, Médico e Escritor, da Associação Gaúcha de Escritores"

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Casos Caninos: Quatro Amores, por André Carlos Salzano Masini.

Bilac, um jornalista bom de briga, por Adelto Gonçalves.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos