Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Fernando Gabeira


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Apocalipse nada

por Fernando Gabeira *
publicado em 11/02/2007.

SE O PLANETA vai mesmo acabar, que o faça democraticamente. O enfoque apocalítico é ambíguo para quem trabalha no dia-a-dia. Provoca uma excitação inicial, mas pode também paralisar. A referência essencial é o trabalho de 2.000 cientistas do IPCC, usando todos os recursos técnicos. No entanto, da conclusão científica à formulação de políticas há um longo caminho. O aquecimento global é contestado por grupo de Bjorn Lomborg, autor de "O Ambientalista Cético". Acha que o problema não é assim tão devastador. Aconselha gastar o dinheiro contra a fome e a Aids.

O relatório de Nicholas Stern, produzido a pedido do governo britânico, argumenta, por seu lado, que vale a pena gastar agora. No mínimo, essa decisão vai economizar dinheiro no futuro. Um outro tipo de restrição vem dos nacionalistas. Sentem o movimento ecológico global como ameaça à soberania, nova face do velho imperialismo. Têm um argumento de peso. Estamos todos no mesmo barco planetário, uns mais confortáveis que os outros. Os ricos contribuíram mais com o aquecimento. A política brasileira sempre levou em conta o argumento. No entanto é limitado ver o aquecimento só como uma repartição de sacrifícios. É a visão de Bush, que não consegue enxergar muito além do petróleo.

Não se avalia o impacto de uma modernização ecológica da indústria chinesa. Nem as vantagens que uma potência natural como o Brasil poderia extrair do processo. Reflorestar a parte destruída da Amazônia, que é do tamanho de Santa Catarina, seria possível no contexto de um planeta consciente. O enfoque apocalítico abstrai as chances de uma nova revolução industrial que já está em curso. Ela pode não só retardar os efeitos do aquecimento como ampliar as riquezas. Não me refiro apenas aos produtos materiais.

A busca de novas formas de energia revela também a importância da matriz solar. Os biocombustíveis, nascidos da fotossíntese, passam a ter um grande papel. O grande perigo é reduzir os alimentos. O álcool produzido a partir do milho nos EUA acabou causando uma revolta no México, onde o preço do milho aumentou, atingindo a tortilha, comida popular.

O interessante, no Brasil, é que já tivemos em Sertãozinho experiências de justaposição da lavoura de alimentos com cana-de-açúcar. O projeto piloto mostrou como isso é possível num mesmo terreno. O aquecimento reaviva a discussão filosófica sobre o pessimismo contemporâneo. Isso pede mais espaço. Por que não resistir com toda nossa inteligência e garra?

Sobre o Autor

Fernando Gabeira: Fernando Gabeira , escritor, jornalista e deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores do Rio, destacou-se como jornalista, logo no início da carreira, na função de redator do Jornal do Brasil, onde trabalhou de 1964 a 1968. Os colegas de redação diziam que o estilo marcante dos textos de Gabeira podia ser reconhecido até em bilhetes. No final dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Em dez anos de exílio, esteve em vários países. Testemunhou no Chile, em 1973, o golpe militar que derrubou Salvador Allende. Com a Anistia, voltou ao Brasil no final de 1979, quando lançou o best seller "O que é isso, companheiro?", obra que se tornou referência da história da resistência contra a ditadura militar no Brasil. Nos anos seguintes, Gabeira dedicou-se a uma intensa produção literária, construindo as primeiras análises críticas da luta armada e impulsionando no Brasil temas como as liberdades individuais e a ecologia. Livros como "O crepúsculo do macho", "Entradas e bandeiras", "Hóspede da utopia", "Nós que amávamos tanto a revolução" e "Vida alternativa" apontaram novos horizontes no campo das mentalidades e colocaram na berlinda uma série de velhos conceitos da vida brasileira.

site oficial: http://www.gabeira.com.br/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Marte e a Terra, por André Carlos Salzano Masini.

Do contra ?, por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos