Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Aquecimento Global em 2500 caracteres

por Efraim Rodrigues *
publicado em 10/02/2007.

Há pouco tempo, os ambientalistas reclamávamos da falta de espaço na mídia. Hoje o problema é inverso. Escreve-se e fala-se tanto sobre o assunto, que as pessoas nem lêem mais os artigos com a abertura "Nosso planeta passa por alterações gravíssimas, etc.". "Na era da informação, estamos todos desinformados", conforme li já onde não sei mais onde...

Os artigos publicados neste início de ano oscilam entre duas correntes; Evaristo Miranda, da Embrapa, publicou um artigo no Estado de São Paulo, comparando quanta floresta havia há 8.000 anos, com quanta há hoje. A conclusão, é que a Europa, e não o Brasil, é a grande desmatadora, vindo de 7% para 0,1%. Este artigo ecoa o livro "Chutando a escada" de Ha-Joon Chang de Cambridge, que descreve como os países desenvolvidos, uma vez chegando lá, tentam impedir o desenvolvimento dos outros. Trocando em miúdos, parte do mundo desenvolveu-se antes, poluiu antes e agora quer dividir a poluição, mas não o desenvolvimento gerado por ela.

Em uma outra corrente, Contardo Calligaris publicou na Folha de São Paulo da quinta feira, um comentário sobre a dificuldade que temos de pensar coletivamente. Ele escreve que o fundo cristão de nossa cultura reafirma nossa irmandade, mas que a salvação é decidida um a um. Agir contra o interesse do indivíduo, mas a favor do grupo não é de nosso feitio. Luis Fernando Veríssimo também escreveu uma coluna irônica no Estado de São Paulo, lembrando que somos inquilinos do planeta, e que temos obrigação de retornar o imóvel como encontramos.

Para usar uma analogia ao gosto do nosso presidente, estas duas correntes de pensamento lembram o time de futebol que ao invés de jogar, preocupa-se em descobrir culpados, ou então o time que é tão altruísta que ninguém faz gol, porque sempre passa a bola para o outro fazer.

Somos 6,5 bilhões de pessoas queimando carbono. A salvação está em criar consensos em torno da limitação de sua liberação. Já conseguimos sucessos parciais com a educação, a natalidade, e o cigarro. Desta vez, no entanto, a coisa é mais complicada porque envolve limitar o conceito de propriedade, que nos é tão caro. Desta forma, a Amazônia não seria 100% brasileira, assim como Yellowstone não seria 100% americano. O seu carro também não seria 100% seu, porque afinal, todos pagamos pelo carbono que ele lança na atmosfera.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Sinceramente, por Rubens Shirassu Júnior.

A escolha do tirano, por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos