VERDES TRIGOS

20 Fevereiro 2005

Histórias do Japão

Histórias do Japão é um livro de contos que une culturas e faz ponte entre povos. Com acentuada liberdade de invenção, suas narrativas e desenhos expressam sonhos, conflitos, traços e cores, estilos e feitios do imaginário e da arte do Oriente e do Ocidente. Escrito por José Arrabal e ilustrado pelo artista plástico Douglas Okasaki, o livro reúne, em prosa poética, alguns relatos tradicionais do xintoísmo e do budismo, lendas, fábulas e contos populares do Império do Japão.

[hipertexto] - por José Arrabal

16 Agosto 2004

Convite da Feira de Havana teve boa acolhida no Brasil

A 14ª Feira Internacional do Livro de Havana reservará 500 metros quadrados para o Brasil, o país convidado de honra. Segundo o jornalista Jorge Timossi, vice-presidente do Instituto Cubano do Livro, a presença do Brasil é muito esperada, pois a cultura brasileira é bastante conhecida graças à literatura e às novelas brasileiras. As autoridades de Cuba estimam que existam 1 milhão de cubanos estudando o português brasileiro por meio de cursos na TV, o que poderia trazer uma boa demanda para livros em português. Mais informações sobre a Feira podem ser obtidas diretamente com a Câmara Cubana do Livro (Calle 15 No. 602 e/ B y C, Vedado, Plaza de la Revolución, Ciudad de La Habana, Cuba), pelo telefone +537-833-6034, pelo e-mail cclfilh@cubarte.cult.cu e no site www.cubaliteraria.com.

24 Maio 2004

Escritor israelense Amós Oz defende imaginação contra o fanatismo



O escritor israelense Amós Oz (esq.) colhe olivas com palestina em Aqraba, pero de Nablus (Cisjordânia).

No meio do deserto existe um oásis. Nele não há árvores frondosas, odaliscas, lagos frescos e frutas grávidas do melhor sumo. No meio do Deserto de Neguev, em Israel, existe um deserto chamado Amós Oz e nele tudo o que podemos beber são algumas talagadas de esperança, liberdade, imaginação e paz, sem nada do pieguismo que muitas vezes acompanha tais conceitos.

Foi com esses elementos que este israelense, nascido em Jerusalém há 65 anos, construiu uma das literaturas mais sensíveis de hoje sobre o "humano, demasiado humano", para emprestar a expressão de Nietzsche. Lei a entrevista.

18 Maio 2004

Vitória Régia 3


O amigo João Braz esteve no Pantanal e fez estas fotos da Vitória Régia.

Vitória Régia 2


O amigo João Braz esteve no Pantanal e fez estas fotos da Vitória Régia.

Vitória Régia


O amigo João Braz esteve no Pantanal e fez estas fotos da Vitória Régia.

17 Maio 2004

Nebulosa Helix


A NASA divulgou neste fim-de-semana imagens da nebulosa Helix captadas com o telescópio espacial Hubble. As nebulosas são nuvens gigantescas de poeira e gases. A nebulosa Helix fica a 650 anos luz da Terra. É uma das mais próximas do planeta. E impressiona porque sua forma, que se assemelha a um grande olho, parece lembrar que Deus nos vê a todo o momento, avalia e protege.Conclusões religiosas à parte, a imagem é deleite e maravilha para crentes, ateus e até para agnósticos.
Foto enviada por Antonio Cardoso Pinto.

Garoto na Faixa de Gaza

Kevin Frayer/AP

Garoto senta em meio aos escombros de sua casa destruída pelo Exército de Israel, no campo de refugiados de Rafah, em Gaza. Cerca de 90 casas já foram destruídas pelas tropas israelenses (14h06) Leia mais