pio de corujaDécimo livro da carreira do escritor Chico Lopes, nascido em Novo Horizonte, SP, onde se destacou como jornalista e pintor, UM PIO DE CORUJA está saindo pela editora Penalux nesta quinzena, já podendo ser adquirido pela internet.
A carreira de Chico Lopes vem sendo marcada por livros de diversos gêneros. Ele inicialmente publicou duas biografias (dos falecidos prefeitos Agostinho Loyolla Junqueira, de Poços de Caldas, e Messias Gomes de Mello, de Muzambinho) e três livros de contos (“Nó de sombras”, “Dobras da noite” e “Hóspedes do vento”), que foram acolhidos com entusiasmo pela crítica.
Depois, aventurou-se no terreno do romance com “O estranho no corredor” (publicado pela editora 34, de São Paulo) e com o livro foi um dos dez finalistas do Prêmio São Paulo, bem como ganhador de um Jabuti na categoria Romance em 2012. A seguir, publicou um livro de memórias, “A herança e a procura”, com edição esgotada, e o livro de poesia “Caderno provinciano”, também finalista no importante prêmio Portugal Telecom. A esta altura, com seu nome estabelecido, foi convidado para jurado do concurso de contos Cidade de Belo Horizonte e também do Jabuti de romance de 2014. Também recebeu fartos elogios pela publicação de seu livro de ensaios cinematográficos NA SALA ESCURA em 2014.
UM PIO DE CORUJA reúne ensaios sobre livros e escritores que ele publicou na internet e em revistas como a “Cult” e jornais como “Rascunho”. O ponto de partida é a coruja que o personagem de “São Bernardo”, de Graciliano Ramos, ouve no início do romance, e que o motiva a narrar sua vida. Mas o livro transborda de ensaios e revelações sobre Proust, Paul Bowles, Dalton Trevisan, Nelson Rodrigues e vários outros autores.

Semana do Consumidor até 70 de desconto.

Blog Widget by LinkWithin

Deixe uma resposta

Twitter Users
Enter your personal information in the form or sign in with your Twitter account by clicking the button below.