O projeto do filme longa-metragem Justiça! Uma história, a ser realizado no formato de “docudrama”, dirigido pelo documentarista Vicentini Gomez, propõe uma abordagem da história da justiça brasileira e, simultaneamente, tornar conhecido o complexo trabalho de seus operadores.

O projeto será desenvolvido com base na extensa documentação existente nos arquivos históricos do Judiciário, Arquivo Público do Estado de São Paulo, Arquivo Nacional e documentação existente em Museus e Bibliotecas. O filme também reunirá depoimentos de notórios juristas e historiadores e, além das narrativas, contará com cenas reconstituídas por renomados atores do cinema, televisão e teatro, elaborando assim a trajetória da Justiça brasileira desde sua origem de forma clara e compreensível para o grande público.

O longa-metragem, que tem como público alvo especialmente os operadores de Direito, mas que também é dirigido ao público em geral, despertará análises e debates, e certamente contribuirá para o fomento da cidadania.

Além da história do Judiciário, outra proposta do filme é trazer informações básicas sobre a Justiça, analisando a sua importância na sociedade. “A intenção é produzir uma verdadeira aula sobre o Judiciário e torná-la acessível ao grande público”, afirma o idealizador do projeto, o Historiador e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Roque Antonio Mesquita de Oliveira, atual Presidente da Associação Paulista de Magistrados – APAMAGIS.

De acordo com o Dr. Roque Mesquita, o filme levará à população mais jovem informações sobre o Judiciário e sobre o seu papel na sociedade – “De todos os poderes, o Judiciário é o mais tímido na esfera da comunicação”, afirma. Mesmo no âmbito da formação acadêmica, o filme possibilitará acesso às informações pouco acessíveis e será  um instrumento para despertar mais atenção ao estudo da história do Judiciário, tema atualmente abordado superficialmente  na graduação, em virtude da escassez de material didático.

 Justiça -  uma históriaO filme Justiça! uma história, no formato de “docudrama”, foi aprovado pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema) e publicado no DOU (Diário Oficial da União) para exibição nas salas de cinema e será distribuído em DVD para os mais de mil cursos superiores de Direito em todo o território nacional.

O documentarista Vicentini Gomez busca patrocínio e apoios para a concretização deste importante projeto. O Poder Judiciário Brasileiro é um dos maiores – senão o maior – do mundo em volume de processos e na quantidade de jurisdicionados e tem crescido mais a cada ano, com quase 90 milhões de processos em tramitação. O filme certamente contribuirá para a compreensão e valorização de sua importância e papel na sociedade brasileira.

O filme Justiça! Uma história  será marco na comemoração dos sessenta anos da APAMAGIS.

Vicentini Gomez, o diretor

Vicentini Gomez, tem uma longa carreira como autor, ator e diretor, tanto na tv como no teatro e  cinema.  Seus últimos trabalhos na tv Globo foram a participação no humorístico “O Dentista Mascarado” como o Beto Golden Boy e na novela “Avenida Brasil” como Serjão, o sequestrador da Carminha.

No teatro, lotou durante 12 anos com o espetáculo “Confidências de um espermatozoide careca” Em 2004/2005 produziu, roteirizou e dirigiu a série “Consciência na Cultura”, veiculada  pela TV Cultura, realizada em parceria com a UNESP –Universidade Estadual Paulista- onde transformava teses de doutorado e dissertações de mestrado em documentários para a Televisão. Tem produzido e dirigido filmes contando a história das cidades paulistas, em especial as do rota dos Bandeirantes, como Porto das Monções e a série O Baú da História.

 

Getulio

 

1356

Blog Widget by LinkWithin

Deixe uma resposta

Twitter Users
Enter your personal information in the form or sign in with your Twitter account by clicking the button below.