O curso de BIOGRAFIAS & GHOSTWRITING terá início dia 14 de agosto e está com inscrições abertas com algumas vagas disponíveis. Será ministrado pela escritora e jornalista Nanete Neves, na Oficina de Escrita Criativa, que fica no Edifício Itália.
O curso é fundamentado em exercícios de texto e estruturação de projetos editoriais para capacitar o aluno a escrever relatos de vida e inclusive para trabalhar como ghost-writer – o “escritor fantasma” – que está por trás de est-sellers autobiográficos, livros de depoimentos e relatos corporativos. Faz parte do programa do curso orientação sobre direito autoral e contratos.
BIOGRAFIAS & GHOSTWRITING compreende 13 encontros e é dirigido a jornalistas, escritores em formação e pessoas que se interessam por História e Literatura de Não- Ficção. Idade mínima: 18 anos.
Número de vagas: 15
Carga horária: 39 horas-aula
Periodicidade: 13 encontros de 3 horas-aula (terças-feiras, das 10h às 13h)
Início de 14 de agosto.
A Oficina de Escrita Criativa fica na Av. Ipiranga, 344, 27º, cj.272-B, ao lado da Praça da República, no centro da cidade.
Maiores informações pelo site www.oficinadeescritacriativa.com.br
Quem é Nanete Neves
É autora do livro-reportagem Lavoura dourada – A saga dos produtores de tabaco do Sul do Brasil (Editora Évora, 2010) e, como ghostwriter, editou quase 20 livros de não-ficção para as editoras Saraiva, Planeta, Campus Elsevier e Larousse, empresas em que também atua como preparadora de originais de traduções de ficção em língua inglesa e espanhola.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista, trabalhou nas redações do Shopping News, Folha da Tarde e revista Veja, além de colaborar com Nova, Claudia, Senhor Vogue, Jornal de Brasília e Valor Econômico, entre outras publicações. Por 15 anos atuou como assessora de imprensa com ênfase na área cultural, tendo como clientes casas de espetáculos, atores e cantores. Também foi consultora de marketing e comunicação interna para empresas como Tigre e Masterfood. Por três anos lecionou Jornalismo na Universidade de Mogi das Cruzes (SP). É pós-graduada em Formação de Escritores pela ESDC (Escola Superior de Direito Constitucional), fez o Curso de Criação Literária da Unicsul-Terracota e, desde 2006, dedica-se em tempo integral à escrita de ficção e não-ficção.
Sob o pseudônimo Laura Fuentes, desde 2009 participou de quatro antologias de contos: Blablablogue – Crônicas & Confissões, Mecanismos precários, Portal Fundação e Portal Fahrenheit, organizadas por Nelson de Oliveira. E acaba de ser publicada em Portugal, com um conto na antolgia "Corda Bamba", de autores portugueses, brasileiros e latinos, pela editora Pastelaria Studios, de Lisboa.







