A cidade será palco de um espetáculo folclórico que vai exaltar a riqueza cultural da região

Neste domingo, 19 de dezembro, uma grande festa popular vai tomar as ruas de São Luiz do Paraitinga (SP). O evento terá início às 13h, no coreto da Praça Matriz, e seguirá uma extensa programação durante a tarde toda. Haverá show com as bandas Paranga, Estrambelhados, Novos Caipiras e Los Canteros, em meio a um espetáculo histórico, cultural, sacro e folclórico, que percorrerá o centro histórico com bonecões, congadas, dança da fita, moçambique, guiados pela Banda Marcial e a Fanfarra Municipal. A celebração está sendo promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Cultura, para comemorar o tombamento do centro histórico anunciado no último dia 10.

A festa contará com a participação de toda a comunidade. As atrações lembram uma Via-Sacra (ato litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana), ” puxadas “, em procissão, por bandeiras representativas às diversas manifestações religiosas e pagãs da história daquela cidade. Conduzidas por personagens folclóricas locais, as bandeiras guiarão o público para cada uma das estações culturais programadas para o evento. As bandas irão apresentar as famosas marchinhas luizenses que possuem musicalidade própria, sendo hoje objeto de estudo para muitos pesquisadores da área.

O público poderá assistir a manifestações artísticas diversas, relacionadas às influências culturais dos escravos, aos rituais cristãos e ao folclore local. Marcarão presença bonecos gigantes, atores com perna-de-pau e histriões, que conduzirão o público durante todo o percurso da procissão cultural. Sendo uma cidade com tradição religiosa muito forte, o evento será encerrado com a celebração de uma missa campal nas estruturas de reconstrução da Igreja Matriz.

São Luiz do Paraitinga é palco de diversas atividades culturais. Local de todas as artes e de todos os artistas. Berço de personagens ilustres. Cidade musical por excelência! O evento é parte de uma campanha do Iphan e instituições parceiras para chamar a atenção para a cidade turística e seu rico patrimônio cultural. A festa será aberta a todos.

A direção do espetáculo estará a cargo do diretor, ator e cineasta Vicentini Gomez. O roteiro é de João D’Olyveira, e a produção de Toni Gonçalves.

Serviço:

Procissão – São Luiz do Paraitinga, patrimônio brasileiro

Data: domingo, 19 de dezembro

Local: Centro histórico de São Luiz do Paraitinga (SP)

início no coreto da Praça Matriz

13h – cerimonial em homenagem ao tombamento nacional

13h30 – show com a banda Estrambelhados

14h – cortejo comandado por atores, histriões, arautos e os bonecos gigantes até o Mercado Municipal para apresentação folclórica: congada imperial e moçambique

15h – cortejo comandado pela banda municipal até a Igreja do Rosário

16h – apresentação de grupos folclóricos no Largo do Rosário: dança da fita e moçambique

16h30 – fanfarra municipal comanda o cortejo até a Praça Matriz

17h – Show com as bandas:

Novos caipiras

Los Canteros

Paranga

Performance com o grupo teatral “No ato da rua”

19h – Missa campal nas estruturas da Igreja Matriz musicada pelo Grupo “Semente”

Blog Widget by LinkWithin

Tags:

Deixe uma resposta

Twitter Users
Enter your personal information in the form or sign in with your Twitter account by clicking the button below.