início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Lolita

Vladimir Nabokov*

Lolita é o livro de estréia da coleção Biblioteca da Folha. De quebra, este primeiro volume é gratuito, que será distribuído com o Jornal FSP do próximo domingo, dia 08. E quanto aos demais, o preço de cada exemplar também será muito razoável: R$ 11,50 a R$ 13,50. A coleção reúne 30 dos mais célebres romances do século 20 em edições em capa dura, como “No Caminho de Swann”, de Marcel Proust, “Morte em Veneza”, de Thomas Mann, e “O Processo”, de Franz Kafka.

"Lolita" é uma das obras mais polêmicas da literatura contemporânea universal.

Muito arrojado para a moral vigente na época, o romance de Vladimir Nabokov (1899-1977) foi inicialmente recusado por várias editoras. Ao ser finalmente lançado, em 1955, por uma editora parisiense, gerou opiniões antagônicas: houve quem definisse o livro como um dos melhores do ano; houve quem o considerasse pornografia pura. Nos Estados Unidos, onde só viria a ser publicado em 1958, rapidamente conquistou o topo das listas de mais vendidos.

Visto hoje, filtrado pelos anos e por uma verdadeira biblioteca de comentário e crítica, Lolita parece sobretudo uma apaixonada história de amor, escrita com elegante desespero. O protagonista é o obsessivo Humbert, professor de meia-idade. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria.

Escrito num estilo inimitável - mas não intraduzível, como bem se verá -, "Lolita" é uma obra-prima da literatura do século 20. Aqui se cruzam alguns dos temas clássicos da arte de todos os tempos (a paixão, a juventude, o amadurecimento) com questões mais típicas da nossa modernidade, como as ambivalências eróticas e o exílio - que é uma questão tanto de geografia quanto da linguagem e do coração.

Saiba mais sobre VLADIMIR NABOKOV

"Zembla - The Nabokov Butterfly Net" - Site dedicado ao escritor russo Vladimir Nabokov, autor, entre outros, de "Lolita". Os interessados podem encontrar fotos, ensaios sobre seu trabalho, textos críticos e uma bibliografia comentada.



Sobre o Autor

Vladimir Nabokov: Vladimir Nabokov nasceu em 1899, em São Petersburgo (Rússia), numa família da antiga aristocracia. Em 1919, a instabilidade produzida pela revolução bolchevique obriga a família a abandonar a nova União Soviética e ir para a Inglaterra. Nabokov estuda em Cambridge até 1922, licenciando-se em literatura russa e francesa. Em seguida, muda-se para Berlim, onde dá aulas de tênis e inicia sua produção literária. "Lolita" é seu principal romance.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

O Ajudante,  por Robert Otto Walser.
Um dos três mais belos romances de Robert Walser, o escritor preferido de Kafka e o mais importante autor da primeira metade do século XX na suíça, é lançado no Brasil pela Editora ARX. Inédito no Brasil.
 Leia mais
As Imagens Poéticas nos Pavios Curtos de José Aloise Bahia,  por Rogério Salgado.
A princípio "Pavios Curtos" (anomelivros, 2004) nos parece um livro muito mais técnico, mas ao adentrarmos em suas páginas, vamos percebendo que por trás daquela suposta frieza, sua poesia passa-nos uma forte carga emotiva.
 Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página