início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Contos de Tenetz/ Yordan Raditchkov

Rubens Shirassu Júnior*

O real e o irreal convivem lado a lado em Yordan Raditchkov, sem quaisquer constrangimentos. É uma das muitas virtudes desse admirável escritor, possuídor do dom de um contador de histórias. Os contos têm a universalidade peculiar de toda a literatura fantástica mundial com laços naturais que nos lembram as histórias de Franz Kafka, Jorge Luis Borges, Gabriel Garcia Márquez, Julio Cortazar e, os brasileiros, Murilo Rubião e JoséJ. Veiga entre outros expoentes do realismo mágico universal.

O contato com o texto de Raditchkovvai aos poucos levando o leitor, envolvido pela mestria da narrativa, a aceitar como normais situações inverossímeis: um mundo em que os peixes passam a morar em árvores, em que um hieróglifo desafia a inteligência (ou a estupidez?) humana, em que a Palavra se torna personagem ou, ainda, a incrível e mitológica história da migração dos verbludes (você já viu um verblude?), que deixaram a lua e vieram viver em nosso meio em tempos distantes, a tudo convertendo em areia. Em Contos de Tenetz, de Yordan Raditchkov (tradução de Rumen Stoyanov e Anderson Braga Horta, 128 páginas, Thesaurus Editora) somos guiados pelo realismo mágico que nos desperta para a própria magia da existência.

Todos os textos do livro parecem realmente histórias contadas por crianças (ou para crianças), por demonstrar uma rica imaginação e pela forma natural com que fluem convivendo com o inusitado. O fantástico, ou mágico, faz parte da realidade e dela não se distancia por um fio sequer. No entanto, de maneira alegórica, atrai a nós, adultos, para investigarmos nosso modo de ver as coisas. Yordan Raditchkov nos encanta com seu humor até quando filosofa, à maneira dos camponeses de sua terra: Quando tudo o mais cai de joelhos, a palavra é que nos socorre. (pág.29).

Raditchkov mescla, então, entranhadamente, os instantâneos líricos, saídos das formas de vida e do espaço de sua Bulgária imaginária, à velha arte do contador de histórias, parece sempre fazer questão de afirmar que vem de um vilarejo, mostrando algo de um outrora ainda mais distante. Alguma coisa da atmosfera primitiva e mágica de um passado ancestral e da sabedoria oracular, a latência funda e a analogia estrutural do mito, na alquimia do verbo: (Em verdade lhes digo, a palavra arregaçou as mangas e fez também um moinho de fogo. Os nossos foram fazer farinha nele e todos admitiram que isso era já um verdadeiro milagre. A Palavra. Pág. 29) Mediante visões fugazes, instantes que têm a surpresa poética de uma epifania, se reata de repente a história perdida dos objetos e dos seres. Um leitor atento e minucioso notará ecos ou resquícios da literatura pós-simbolista na prosa modesta e despretensiosa de Yordan Raditchkov.

Os leitores de língua portuguesa ganham ainda duas ótimas introduções de seus tradutores: Anderson Braga Horta alerta para detalhes da tradução e do estilo do autor, enquanto Rumen Stoyanov faz um apanhado interessante da tão pouco valorizada, entre nós, cultura búlgara.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Mulheres Pintadas: Retratos da Loucura Cotidiana,  por Dóris Fleury.
Dóris Fleury alterna textos curtos, de poucas palavras, com histórias de algumas páginas. Nelas, Dóris vasculha o universo feminino, sem meio tom, sem batom e sem maquiagem.
 Leia mais
Um poeta em seus claros caminhos,  por Francisco Carvalho.
Em Tempo de ceifar (Thesaurus Editora, Brasília, 2002, 399 p.), encontramos as multifaces de um poeta no pleno exercício de todos os recursos expressivos da linguagem.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página