início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Romanceiro do Rio Parnaíba

Joséllia Costandrade*

O Romanceiro do rio Parnaíba, retrato múltiplo e multidimensional do rio, da terra por ele banhada e dos homens, seus filhos é, antes de tudo, uma retribuição à generosidade e à ternura do rio, um louvor que evoca memoráveis palavras dos Quatro quartetos de T.S. Elliot: "Não sei muita coisa acerca de deuses, mas creio que o rio / É um poderoso deus castanho..."

A autora desse verdadeiro guia, cartografia e enciclopédia poética piauiense, encontra no rio Parnaíba uma revelação do que era no princípio e que não deixa de sustentar a vida a cada instante, temporal e eterno ao mesmo tempo. Louvar o rio significa, portanto, louvar tudo o que existe e que poderia nunca ter existido, coisas da natureza, coisas da cultura. Louvar inclusive a própria forma de louvor, a poesia, fazendo com que as suas formas herdadas, tradicionais, fiquem plasmadas com a matéria sempre nova da palavra e do mundo nu ritmo incessante que leva além e além.

Henryk Siewierski
Diretor do Instituto de Letras da Universidade de Brasília
Coordenador da Coleção Poetas do Mundo


NOVO JEITO DE DECANTAR A HISTÓRIA

Um outro jeito de contar...é assim que descrevo esta obra literária. Expressando a realidade histórica de um povo na musicalidade de seus versos, traduz os mistérios do rio Parnaíba, criando ao mesmo tempo uma atmosfera de sonho para o leitor.

Retomando as vias por onde transcorre o rio, sentimos a evasão da vida diante da natureza, no culto a religiosidade, no valor cultural da mulher, na devoção ao amor, no dever de um povo com sua nação e na grandeza moral da história de uma civilização ladeada pelas águas do Parnaíba.

Os versos relatam a cultura e nos trazem certezas de nossas histórias, esquecidas pelo povo brasileiro, mas que, nas lembranças da autora, transformam-se em diálogos com o leitor, permitindo traçar um variado painel de nossa realidade.

Sueli Aparecida Rosada Malosso
Professora - SEDF

Sobre o Autor

Joséllia Costandrade: Escritora, Brasília/DF.






 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

No garimpo da linguagem,  por Ronaldo Cagiano.
Em mais uma ousada incursão pela nossa língua, o autor Evandro Affonso Ferreira dá seqüência à sua saga de diligente pesquisador. Ferreira mergulha nos pélagos da linguagem, para extrair, com a perícia de escafandrista do idioma, preciosidades lexicais, numa proposta que busca mostrar todas as possibilidades de comunicação que ele nos oferece.  Leia mais
A literatura dos deserdados,  por Adelto Gonçalves.
Willer compara os contos de Cagiano aos de João Antônio por causa da indignação, do senso crítico agudo, do desprezo pelas concessões. Nelson Oliveira na contracapa também lembra de João Antônio e acrescenta Samuel Rawet e Luiz Ruffato. E não exageram na comparação. Todos vêem o mundo de baixo, das classes sociais mais oprimidas. E fazem literatura de alto nível porque saída das entranhas da vida.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página