início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Afinadores de Piano

Leonardo Teixeira*

Recebo com alegria o livro de contos de Leonardo Teixeira. "Afinadores de Piano", o conto que dá título ao livro, recebeu o Prêmio Célia Câmara no Concurso Sesi Arte e Criatividade 2001, em Goiânia/GO. Será, com certeza, uma leitura prazerosa.

Henrique Chagas
www.verdestrigos.org


"Dentre céleres e serelepes palavras, pingam as caladas, que ensurdecem os ouvidos com tanto silêncio. Outras são moderadas, entristecem os alegres e alegram os tristes. Há palavras plenas em minhas letras de inspirações puras; o texto não é só mero resultado, ou obra de arte lapidada, fruto do suor, expressa muito mais as labaredas de minha alma em chamas, a doçura e a fantasia da própria mente elétrica". (Afinadores de Piano).

"O jovem poeta e também cronista do jornal O Popular Leonardo Teixeira, reaparece agora, imaginoso e fértil, na confecção dos textos deste seu novo livro, estruturado com fortes nuanças do imagismo, onde a metáfora é o seu recurso axial maior, usando-a abusivamente. Daí, às vezes, ele se envereda pelas técnicas do poema em prosa; vez que ele próprio é poeta, no manejo lapidar da palavra, ornamentando frases, por onde pululam nítidas expressões do mais ousado surrealismo.

É ficcional. Confessional. Contido. Derramado. Lírico. Telúrico. E otimista...Um escritor imerso nas águas do experimentalismo psicocorporal com o texto, onde cada peça da sua galáxia literária é um longo (e doloroso) fragmento da angústia em movimento: tudo golfado pelo ego pensante da sua inspiração. Cava excêntrica do psicologismo quimérico e humano-nosso, plural, singular, década dor e sonho. A linguagem que Leonardo Teixeira manuseia, como artesão do seu ofício, está impregnada, também, de ressonâncias intimistas (o diálogo dele/autor, com ele/pessoa) - com triunfo para a voz dos solilóquios.

Ele imagina muito, é fantasmagórico, e até adora uma incursão pelas praias do absurdo, mesmo porque o que faz o texto é a imagem e não a palavra. É ler essas digressões da inventiva criadora de Leonardo e perceber que toda sua obra está salmilhada de imagens tropológicas, surrealistas, hiperbólicas - num ritmo assustador, embora sua literatura seja otimista, fascinante.

Uma coisa é certa. Afinadores de Piano foi escrito sob os jatos torrenciais de uma sôfrega inspiração, "ponto de intersecção entre o poder divino e a liberdade do homem". Sua literatura é uma floresta de símbolos." Gabriel Nascente

Trecho de "AFINADORES DE PIANO"

Carrego no bolso da camisa, o bolso largo e profundo de um poeta, a sensibilidade de uma caneta pulsante, que dança nas linhas de um papel, em ritmos bailados, às vezes sem uma coordenação precisa. Cada palavra, uma batida; cada batida um coração vivo; cada letra que a caneta contorna e dispara é um tiro de uma metralhadora incessante, que sibila o barulho de um beijo estalado, o abrir e fechar dos fêlcros, o estourar das bolhas de plástico que envolvem como um casulo as embalagens. A palavra é a melhor arma para vencer a batalha dos diálogos, a melhor influência que qualquer retórica possa hipnotizar, o melhor recurso para a compreensão, embora muitas vezes não alcançada.

Dentre céleres e serelepes palavras, pingam as caladas, que ensurdecem os ouvidos com tanto silêncio. Outras são moderadas, entristecem os alegres e alegram os tristes. Há palavras plenas em minhas letras de inspirações puras; o texto não é só mero resultado, ou obra de arte lapidada, fruto do suor, expressa muito mais as labaredas de minha alma em chamas, a doçura e a fantasia da própria mente elétrica. Tais palavras apaziguam os raivosos e igualam os racistas que conseguem infiltrar-se no mar de entrelinhas, absorvendo toda a essência dos brandos sentidos que expõem a sabedoria do tempo: nada mais perfeito do que o equilíbrio! Palavras que dão princípios aos imorais, força aos debilitados, ânimo aos desalentos, perdão aos que bebem o veneno da vingança, esperança aos exasperados, fé aos descrentes; palavras que saciam os carentes, esclarecem os confusos, medicam os enfermos, expulsam a peste, iluminam os que vivem no escuro, mesmo os que alcançam o brilho cintilante das estrelas e penduram no calor dos seus abraços.


Sobre o Autor

Leonardo Teixeira: Nascido em Goiânia/GO, aos 21/03/1979, com 24 anos, Leonardo Teixeira é bacharel em direito pela UFG, autor do livro Mergulhando no Pensamento (poesias críticas - 1 premiação nacional) e do livro de contos Afinadores de piano (contos - 10 premiações nacionais e 1 internacional), membro da União Brasileira de Escritores, seção de Goiás, membro correspondente da Academia Taguatinguense de Letras, membro titular do Clube dos Escritores de Piracicaba-SP, cronista quinzenal e eventual articulista do jornal O Popular.


 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Seu Cão Merece! Você Merece! E Nós Também...,  por José Aloise Bahia.
Existe algum cão em seu apartamento ou casa? No sítio? Conhece algum vira-lata perdido ou freqüentador assíduo do seu bairro? Se a resposta for não para as três perguntas, bom sinal, pois você é um candidato em potencial para ler o livro "Çomo Mimar seu Cão" (Editora Zouk, São Paulo, 2005), de autoria do jornalista paulistano Rodrigo Capella.  Leia mais
Macaco Velho não pula em galho seco,  por Elizangela Maria dos Anjos.
O livro é uma adaptação de um conto indígena chamado A Onça e o Macaco Doente, do índio wapixana, cujo nome de batismo é João Batista da Silva, nos lavrados de Roraima. Tal adaptação está circunscrita a 42 páginas. Uma leitura para crianças, digerida muito bem por adultos como toda boa literatura.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página