início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Pantera no Porão

Amós Oz*

Amós Oz é o maior e mais conhecido escritor israelense da atualidade. Seu último livro lançado no Brasil foi Pantera no Porão. Oz nasceu na cidade sagrada de Jerusalém em 1939 e hoje vive e trabalha diante do deserto do Neguev, uma região pedregosa de cor ocre, dedicando-se à militância em favor da paz entre árabes e israelenses e ao curso de literatura hebraica que leciona na Universidade Ben Gurion.

De seus romances já foram lançados no Brasil, pela Companhia das Letras, Conhecer uma mulher, A Caixa Preta, Fima, Não Diga Noite e agora Pantera no Porão. Oz interpreta com nenhum escritor, a atmosfera das pequenas cidades de Israel - a população heterogênea, as vozes, os cheiros. Ninguém se surpreenda se em breve ele for chamado a Estocolmo para receber o Premio Nobel.

Pantera no porão é um competente inventário da história do Estado de Israel: uma civilização de 50 anos. O romance se passa em 1947, época em que o domínio britânico sobre a Palestina ainda obrigava o toque de recolher e muita repressão.O personagem é um menino de 12 anos, Prófi. Jerusalém é o cenário para Pantera no porão, onde as paisagens narradas misturam fatos bíblicos aos dramas da política contemporânea. Prófi conhece um sargento inglês e esta amizade faz dele um traidor, assim é visto por seus amigos.

Oz é militante ativo pela paz entre judeus e árabes. Só que essa não é a substância da história. O seu Prófi pode ser lido como um arquétipo, claro, e muitas de suas características reproduzem uma certa visão de mundo que se poderia chamar de judaica, mas as referências e as teses externas terminam aí. São apenas um subsidio a fomentar a energia de um romance vigoroso e belo. (fonte: Revista Bravo 08/99)

Sobre o Autor

Amós Oz: Nasceu em Jerusalém, em 1939. Considerado um dos melhores escritores israelenses da atualidade, já foi traduzido para mais de 22 línguas. Atualmente mora em Arad, no deserto de Neguev, dedicando-se à militância em favor da paz entre árabes e israelenses e ao curso de literatura hebraica que leciona na Universidade Ben-Gurion.

Clique AQUI para ler a COLETÂNEA AMÓS OZ

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Resenha política do livro "A Ossatura",  por Jeová Santana.
"A Ossatura", segundo livro do escritor sergipano Jeová Santana, traz vinte e cinco contos que versam sobre o drama do ser humano diante da opressão, da crueldade, do medo. Os personagens criados de Santana são pessoas terrivelmente vivas, expostas ao sol terrível da morte e que, de alguma desesperada maneira, encontram a liberdade.  Leia mais
Devaneação,  por Wagner Grillo.
Devaneação é um romance de suspense, que aborda um conflito, em que vive o personagem principal, de uma maneira que oscila entre o sério e o jocoso. Uma comédia dramática podendo até se tornar uma peça teatral, na qual o autor Wagner Grillo, joga com a realidade nua e crua dos fatos e a ficção convincente.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página