Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Jacinto Guerra


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Paranaenses retomam os caminhos de seus antepassados

por Jacinto Guerra *
publicado em 06/05/2006.

BRASILEIROS NO INTERIOR DE PORTUGAL

Chegaram a Vila de Rei, no centro de Portugal, as quatro primeiras famílias brasileiras que foram de Maringá, no Estado do Paraná, para morar naquela cidadezinha portuguesa, redescobrindo raízes muito antigas de nosso País.

Trata-se de arrojado programa de um município que deseja aumentar a sua população, procurando atrair sessenta famílias brasileiras, com um salário de 400 euros (cerca de 1200 reais, além de escola para as crianças e alojamento gratuito), principalmente para assistentes sociais, marceneiros, pasteleiros, jornalistas e professores.

Maringá foi escolhida, porque desenvolve um programa de intercâmbio com Vila de Rei. Além disto, grande parte de sua população é descendente de moradores daquela cidade do centro de Portugal.

A iniciativa é da presidente da Câmara Municipal, Irene Barata, que veio ao Brasil especialmente para intensificar, até 2008, o processo de mudança das famílias brasileiras. É interessante lembrar que, na Europa, o presidente da Câmara exerce, também, as funções de chefe do Executivo e tem mais poder do que os prefeitos brasileiros.

O interesse dos paranaenses foi tanto que mais de 800 pessoas inscreveram-se para as entrevistas de seleção e a Prefeitura de Maringá foi obrigada a encerrar as inscrições.

Com uma população menor que a de uma superquadra de Brasília, Vila de Rei tem cerca de três mil habitantes. Fica perto de uma cidade importante: Castelo Branco, quase nas encostas da Serra da Estrela.

Os moradores de lá afirmam que o lugar é "uma jóia no coração de Portugal". Fundada em 1285, nos tempos de Dom Diniz ? o rei poeta e lavrador, casado com a Rainha Santa Isabel ?, Vila de Rei é quase tão antiga como o velho Portugal de nossos avós.

No mês de julho, realiza-se na Vila a Feira de Enchidos, Queijo e Mel. Enchidos, no Brasil, são a lingüiça e o chouriço. Neste evento, divulga-se, também, a culinária, muito apreciada, e um rico artesanato.

A pequena cidade promove anualmente a sua Feira do Livro, um bom exemplo para os municípios brasileiros, que precisam investir mais no incentivo ao livro e à leitura. Além disto, Vila de Rei possui três museus: o Museu Municipal, especializado em história e etnologia; o Museu de Geodesia, de caráter científico, que estuda a divisão e a medição das terras ? e o Museu das Aldeias, voltado para as freguesias ou comunidades rurais.

Em Lisboa, o Diário de Notícias (4-5-2006) abre manchete afirmando que "Brasileiros já repovoam Vila de Rei", esclarecendo: "Oito adultos e seis crianças deixaram a família e os amigos, abandonaram a vida que tinham em Maringá, no Brasil, em busca de um sonho: maior estabilidade, segurança, um futuro mais risonho e viver na Europa".

Entre os maringaenses que foram para Vila de Rei estão Pedro de Oliveira, 50 anos, professor de Literatura Brasileira, Letícia Duarte, 34 anos, psicóloga, e a jornalista Cecília Fraga, de 42 anos, que irão trabalhar principalmente com o pessoal da terceira idade.

(Texto inspirado numa informação transmitida por Dinaldo Bizarro dos Santos, cidadão luso-brasileiro, vice-presidente do Elos Clube de Brasília).

Sobre o Autor

Jacinto Guerra: JACINTO GUERRA, mineiro de Bom Despacho, é autor de ensaios e biografias como o JK-Triunfo e Exílio-Um estadista brasileiro em Portugal, além de outros livros, entre os quais O gato de Curitiba - crônicas de viagem e outras histórias, editados pela Thesaurus, em Brasília.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Parabéns!, por Maria Cristina Castilho de Andrade.

CABIDES, por Pablo Morenno.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos