Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Moacyr Scliar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Sondando o abismo da paixão

por Moacyr Scliar *
publicado em 23/04/2006.

Já nos mostrava Machado de Assis: a combinação de inteligência com perturbação emocional, é capaz de desencadear tragédias.

Na entrada da Academia Brasileira de Letras, há uma estátua do Machado de Assis. Bela homenagem, à exceção da postura majestática da figura em bronze, não muito compatível com a imagem de um mulato de origem humilde, gago e epiléptico. Machado é o nosso maior escritor, mas isto não significa que seja um autor elitista. Pelo contrário, e exatamente por causa de suas origens, era um homem muito ligado à realidade de seu tempo: ninguém descreveu melhor a sociedade carioca da época. Mais: poucos escritores mergulharam tão profundamente na condição humana. Disso, o clássico “Dom Casmurro” continua sendo a maior prova. Raramente o ciúme foi tão bem abordado na ficção (à exceção, talvez, do Otelo de Shakespeare). No seu curto romance, Machado mostra-se como o autêntico "bruxo do Cosme Velho". A hábil trama até hoje mantém viva aquela que é a grande interrogação de nossa história literária: Capitu traiu ou não traiu? Machado, propositadamente, não esclarece a questão. Mais que isto, proporciona argumentos contraditórios. Sim, Capitu traiu: o filho, Ezequiel, é muito parecido com Escobar, amigo do casal Bentinho e Capitu e possível vértice do triângulo amoroso. Não, Capitu não traiu: "Na vida há dessas semelhanças assim esquisitas", garante o texto.

Lembremos que o livro é narrado na primeira pessoa. É a voz de Bentinho que ouvimos o tempo todo. Voz de um homem muito inteligente, mas perturbado pela desconfiança que dele se apossou. Este binômio, mostra-nos Machado, esta combinação de inteligência com perturbação emocional, é capaz de desencadear tragédias. Disso, Suzane Richthofen é o grande e atual exemplo. Muitas das pessoas que com ela conviveram, desde o assassinato de seus pais, mostraram-se impressionados com a frieza da moça e a sua capacidade de mentir. Aos pais, inquietava o namoro que ela mantinha com Daniel Cravinhos, que não estudava e era um usuário de maconha. Suzane conseguiu convencê-los de que tinha terminado a ligação. Notem: a mãe, Marisia, era psiquiatra, certamente familiarizada com as fabulações e as fantasias de doentes mentais. Mesmo assim, foi enganada (ou deixou-se enganar; difícil saber onde terminava a mãe e começava a médica). Oito dias após o crime, Suzane foi detida e confessou tudo à polícia. Não derramou uma lágrima. "Ela é fria e calculista", observou o delegado que a interrogou.

Essa moça é a própria personificação do Mal, dirá alguém. Não acho. É um ser humano, e o caso dela só mostra os extremos a que os seres humanos podem chegar quando barreiras morais e afetivas são arrastadas pela furiosa torrente da doença mental. Em “A Sangue Frio”, Truman Capote também descreve um crime bárbaro: uma família inteira assassinada. Machado de Assis, escritor sóbrio, contido, evita o crime passional em sua história. Para ele, o ciúme não chega a ser o "monstro de olhos verdes" do qual fala Shakespeare. Com isto, nos ajuda a entender melhor as pessoas. E entender as pessoas é o primeiro passo para que possamos entender, e domar, paixões - antes que elas transformem seres humanos em monstros.

Sobre o Autor

Moacyr Scliar: Nasceu em Porto Alegre, em 1937. É formado em medicina, profissão que exerce até hoje. Autor de uma vasta obra que abrange conto, romance, literatura juvenil, crônica e ensaio, recebeu numerosos prêmios, como o Jabuti (1988 e 1993), o APCA (1989) e o Casa de las Americas (1989). Já teve textos traduzidos para doze idiomas. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, a televisão e o teatro.

O centauro no jardim, A majestade do Xingu, A mulher que escreveu a Bíblia e Contos reunidos são alguns dos livros marcantes de sua vasta obra literária, que soma hoje mais de 70 títulos publicados. Entre os recentes, destacam-se o romance Na noite do ventre, o diamante e o juvenil Um menino chamado Moisés, uma reconstituição imaginária da infância do famoso personagem bíblico.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


DESEJO DE NATAL, por Pablo Morenno.

O papel do artista, por Noga Lubicz Sklar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos