Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A beleza arriscada

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 18/03/2006.

Mineira de Inhapim, professora de Comunicação da Universidade de Brasília, Rosângela Vieira Rocha é escritora conceituada, devota à ficção. Após descansar das atividades literárias e do magistério, passando o Carnaval na Chapada, Alto Paraíso, em Goiás, se envolve agora, na publicação de seu novo livro, o que, no Brasil, é tão restritivo,que se torna quase desestimulador.

Mas Rosângela não é marinheiro de primeira viagem e sabe dos obstáculos em editar pelas boas empresas, por mais que se esforce o autor para transpor as barreiras. Há pouco, o caderno "Pensar", do Correio Braziliense, na secção Livros & Leituras, assinada por Paulo Paniago, noticiava:

A autora de "Véspera de Lua", romance, "Rio das Pedras", novelas, e de "Pupilas Ovais", contos, concluiu novo romance: "Fome de rosas". É algo sério, pois Rosângela, em seus livros, mesmo ficção, põe a debate os problemas da vida humana, sobretudo para a mulher.

Com a nova criação, a autora se fixa num assunto muito ressaltado em nossa época, quando a beleza, a forma, adquirem nuancas prepotentes. Trata-se de anorexia, sobre a qual se gastam horas de televisão e muito espaço de jornal.

Para Rosângela, constituiu uma aventura especial entrar nesse universo novo, declarando, contudo, que "os distúrbios alimentares, de modo geral, me interessam". Para conceber seu romance, ingressou num mundo novo, leu enormemente a respeito, recorreu à literatura médica. Não desprezou os depoimentos jornalísticos, acompanhou conversas de jovens anoréxicas em blogues.

Surpreendeu-se: esses blogues, muitas vezes, são criados exatamente para incentivar a doença. Alarmou-se com o crescimento de mulheres anoréxicas e acredita que, com seu livro e com uma novela da Globo a entrar no ar, as mulheres poderão melhor se informar sobre o tormentoso problema, fruto do tempo que vivemos. Com isso, uma boa editora poderá interessar-se por "Fome de rosas", levando-o a todo o país. É tema nacional, enfim. Até mais do que isso.

Antecipo a história. "Fome de rosas" é um romance, com 188 páginas digitadas, que narra sobre uma família de classe média alta, cuja filha caçula, Alice, de 14 anos, é anoréxica, como acontecerá na novela das oito. Nesta, a história é de uma ex-bailarina, que transmite à filha adolescente suas dificuldades com alimentação.

No livro, a história começa com o enterro do pai da jovem, Lisandro. Sua morte transforma a vida da família, composta pela viúva e duas filhas (Letícia a mais velha, e Alice).

É um relato doloroso, porque a doença é dura, e, pior, vem-se expandindo no mundo e o Brasil não fica de fora. Os emergentes ou do terceiro mundo têm o lastimável vezo de copiar exemplos externos, nem sempre os melhores.

A anorexia atinge mulheres, especialmente na faixa dos 13 aos 20 anos, embora as de mais tempo de vida não escapem. Os homens, geralmente, conseguem escapulir à enfermidade e a romancista só encontrou um caso em sua pesquisa de campo: um rapaz "gay" espanhol.

O mais grave é ter-se assimilado a anorexia como novo estilo de vida, frase que as meninas da idade mencionada gostam de usar, para justificar-se perante si mesmas e a família. A questão vem sendo examinada à luz da Psicologia e da Psicanálise. A seus compêndios a autora recorreu para produzir um trabalho fiel aos exemplares da fauna humana e à realidade científica.

"Fome de rosas" assume um papel muito relevante neste momento. Passa de ficção, por tornar-se esclarecedor, educativo. E como precisamos disso na adolescência! Principalmente, quando se criou e se enraizou um verdadeiro culto à beleza, que leva uma parcela radical até a morte.

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Influência e domínio: França e EUA na visão de Mário de Andrade, por Dante Gatto.

Quando a literatura se aproxima do futebol, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos