Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A ESPERANÇA E O LIXO!

por Airo Zamoner *
publicado em 21/11/2005.

Ninguém presta atenção a essa bruma particular que a "boca de lobo" expulsa, assim que a noite morre. É um lamento profundo pela sujeira do mundo que é forçada a guardar.

A carrocinha pára em cima de uma dessas grades e a fumaça interrompe seu fluxo. Congela o lamento num sossego temporário. Protege-a de boa parte do descarte humano que se acumula pelas sarjetas nesse amanhecer adolescente.

O catador, autêntico animal de tração, se desencilha das hastes. A carrocinha bate sem delicadeza a parte traseira na rua. Em meio à desordem do lixo-riqueza que escorre ao apelo da lei da gravidade, duas crianças, passageiras ingênuas, riem gostosamente. Escorregam entre o barulho surdo de velhos e imundos jornais amassados e o ruído estridente das latas e garrafas plásticas não tão vazias.

Líquidos promíscuos, fingindo-se de cosméticos de alta grife, melam a pele suja. O pai não presta atenção à alegria contrastante de sua prole. Cara amarrada, caminha rápido e ríspido pela calçada. Pára junto ao lixo acumulado. Faz competente separação. Volta abarrotado de mais lixo e o despeja sobre as crianças. Lixo bom que se transforma em momentâneos, mas excitantes brinquedos.

O catador, magro e leve, se abaixa sob as hastes da carrocinha e reassume o papel de animal tracionador. O corpo se inclina ao extremo, compensando a maldita inércia e o peso ultrajante. Lentamente, o veículo, sua carga, seus passageiros, se movimentam em direção a novas coletas.

O dia avança e o tráfego se agita. Um automóvel é obrigado a desviar a carrocinha. Uma longa buzinada não chama a atenção de ninguém. O motorista, abre a janela do passageiro e grita:

– Sai da rua, vagabundo!

Nosso catador, experiente e impassível, não esboça reação. Tem pouco tempo para recolher suas esperanças e voltar a seu barraco. Precisa nos livrar do lixo nosso de cada dia. Andará quilômetros. Irá separar o que juntou e vender por alguns centavos. Dormirá sobre seus sonhos e amanhã retornará à cidade. Vai tocar sua vida, mantendo acesa alguma esperança escondida nos descaminhos de sua infância. É calejado, experiente. Não responde mais às provocações. Apenas trabalha duro, carrancudo, olhando seus filhos que ainda riem, brincam e se divertem no meio dos dejetos de nossa sociedade vagabunda, esperando o dia de se encilharem também numa outra carrocinha e serem chamados de vagabundos.

Chegará a hora de trocarem o riso fácil e o brinquedo improvisado por olhares sérios, carrancudos, desiludidos, mas revoltados.

A revolta do catador se transforma em ação. Os catadores e assemelhados se agrupam e partem para a luta. Formam um movimento e despontam líderes. Aos poucos, as mesquinhas desvirtudes humanas transformam as intenções dos catadores-líderes. Liderando, deixaram de ser o que eram, para serem condutores dos sonhos de outros seus iguais. Percebem com o tempo que sua tarefa é rendosa e que é preciso manter seus liderados eternamente naquela mesma função. Se o movimento for vitorioso, seus líderes serão derrotados. E eles não querem perder mais. Precisam se preocupar apenas em dar esperanças e jamais a vitória. Querem realizar seus próprios sonhos e para isso precisam que os catadores e assemelhados não realizem os seus.

Há um tipo abominável de lixo a se espalhar pelas ruas para o qual não teremos catadores suficientes. Um lixo velhaco que anda sozinho, hipócrita, egoísta, mesquinho, lixo prepotente e que passa por nós gritando sem parar:

– Sai da rua, vagabundo!

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Cordel para Machado de Assis, por Gustavo Dourado.

Trecho de Desvario, de David Grossmann, por David Grossman.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos