Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS .::. Verdes Trigos Cultural .::.


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

ONG e livraria iniciam Cafés Filosóficos

por .::. Verdes Trigos Cultural .::. *
publicado em 06/11/2005.

Releitura e Verdes Trigos deram início, em Prudente, a encontros para debates sobre literatura e lançamentos de livros

DA REDAÇÃO, do Jornal O IMPARCIAL, Presidente Prudente,SP

Com o objetivo de levar à população um espaço cultural, a livraria Releitura de Presidente Prudente em parceria com a organização não-governamental (ONG) Verdes Trigos deram início na quinta-feira, às 19h30, ao "Cafés Filosóficos", com o encontro dos filósofos João Ferreira Filho, formado em filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) e João Paulo Severo da Costa, mestre em Filosofia do Direito. O espaço é aberto a debates, encontros filosóficos, lançamentos de livros, e qualquer manifestação cultural e acontece na livraria. "Cafés Filosóficos" é ao ar livre e aberto à população.

Para dar início às atividades, no dia 13 de outubro, houve um debate sobre o Referendo, que reuniu segundo o presidente da Verdes Trigos, Henrique Chagas, 30 pessoas. "Este foi apenas um ensaio", diz. A idéia era uma vontade de Chagas e da sócia-proprietária da Releitura, Rosa Maria Navarro, que queriam proporcionar um contato entre a população e autores de livros, debates sobre temas do cotidiano, sobre filosofia, entre outros, contribuindo para o crescimento pessoal. Chagas é envolvido com divulgação de livros através da ONG, que existe há sete anos. Ele e Navarro tentam implantar uma idéia que surgiu em Paris, na Praça da Bastilha, em 1992. A iniciativa foi do filósofo Marc Sautet que começou a se reunir com outras pessoas e estudiosos para interpretar os acontecimentos cotidianos.

Conforme Navarro, na semana passada os filósofos discutiram as aplicações da filosofia no cotidiano e como usá-la para melhorar a qualidade de vida. "Este espaço é diferente e é um incentivo à cultura", ressalta ela. Chagas enfatiza que os debates do "Cafés Filosóficos" são inteligentes, culturais e democráticos, já que as pessoas podem confrontar opiniões e interagir com os convidados. Ao mesmo tempo, o considera importante para o incentivo à leitura, através de um ambiente gostoso, agradável, onde as pessoas podem tomar um café e estar em contato com os autores.

Pela ONG, Chagas consegue vários parceiros autores de livros que pretende trazer a Prudente. Segundo ele, o "Cafés Filosóficos" é previsto acontecer uma vez por semana, de acordo com o que conseguirem agendar. Sexta, o livro "O Homem à Frente das Profecias", de Mário Enzio, foi lançado no espaço, às 19h.

A livraria Releitura fica na Avenida Washington Luiz, 1.407. O telefone para contato é 221-4040. As pessoas interessadas em divulgar suas obras ou promover debates e encontros filosóficos devem agendar por esse telefone.

Verdes Trigos - a ONG existe há sete anos e conta com sete pessoas que buscam disseminar a cultura e proporcionar o encontro entre escritores e população, uma forma de incentivar a leitura. A Verdes Trigos possui um site, www.verdestrigos.org, no qual recebe doações de livros. Estes livros são distribuídos a bibliotecas de Prudente e região. A Fundação Gabriel de Campos e o seminário da Igreja Batista foram alguns dos beneficiados.

O nome Verdes Trigos, segundo Chagas, vem do quadro de Van Gogh "The Green Wheat Filds", do qual é admirador. "Trigo passa a idéia de alimento, que no caso mata a fome de sabedoria e leitura", diz.


Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Na Ponta da Língua dos Escritores, por Rubens Shirassu Júnior.

“Presidente Wenceslau, uma região, a cidade e sua gente”, a história de Presidente Vencelau, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos