Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Ianques no Paraguai

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 15/07/2005.

Ao diário “La Nación", de Buenos Aires, o deputado Roberto Jefferson disse que há um esquema stalinista neste país, cujo objetivo “é comprar a burguesia corrupta". Segundo o jornal, o parlamentar tem em seu poder informações de “alto calibre", que tornará públicas no momento oportuno.

Do outro lado da fronteira de Argentina e Brasil, ocorria algo inédito na América do Sul, conforme noticia Verdes Cultural, um site de Henrique Chagas, de Presidente Prudente, SP. É que Assunção autorizou o estacionamento de tropas norte-americanas em território guarani, na estratégica região da usina de Itaipu.

A região é estratégica no continente, localizando-se ali a maior represa do mundo, cuja energia supre todo o território paraguaio e atende importantemente o território brasileiro. Ademais, é uma das mais férteis áreas do planeta, aproximadamente em eqüidistância de Pacífico e Atlântico.

O Paraguai, a despeito da situação de penúria a que foi atirado pela Tríplice Aliança, a nefasta coalisão de países do Cone Sul (excetuado o Chile), tem sido ocupante de uma área valiosíssima na América do Sul. Por ela se interessaram poderosas nações européias, sobretudo o Reino Unido, quando perceberam que o Brasil estava fora de seus tentáculos, por motivos históricos, assim como Argentina, sempre sonhada para ponta de lança inglesa na região. A história da nação sulina do Prata não estaria, nem estará, completa se não se atinar para a significativa atuação britânica ali e para vultosos interesses.

Até hoje, as Malvinas constituem um espinho na garganta dos argentinos. Se a guerra dos militares foi uma aventura inaceitável em face das circunstâncias, a grande verdade é que a nação do Sul jamais admitiu a presença britânica naquele remoto arquipélago no Atlântico. É como Portugal ou outra qualquer nação da Europa, se quisesse manter para si ou conquistar Fernando Noronha ou as ilhas de Trindade.

O Reino Unido queria mandar em parte da América do Sul e nada melhor que se estabelecendo na região do Prata. Sem condições de fazê-lo, buscou influenciar e trazer para seu lado o Paraguai, de presidentes duros, firmes, até cruéis, mas que souberam montar governos fortes e com apoio popular, pelo menos aparentemente. A força faz adeptos.

Carlos de Olivera Gomes é peremptório ao afirmar que a Guerra, dita do Paraguai, contra Francisco Solano López, teve origem em manipulações de natureza política urdidas por Mitre, presidente da Argentina, amparado por grandes interesses mercantis e financeiros regionais e multinacionais, representados por últimos principalmente por banqueiros e poderosos mercadores da Inglaterra.
Era a segunda metade do século XIX. O ministro da Fazenda Mitre chegou a escrever, em 1867, que “a guerra contra o Paraguai também se destinava a obter vantagens para o comércio mundial, principalmente para o comércio inglês, que terá no Paraguai um excelente mercado a explorar." São palavras textuais.

O tempo se encarregou de mudar parceiros e apetites. O Reino Unido foi substituído pelos Estados Unidos. As crônicas desavenças ou interesses _ ou ciúmes _ entre Argentina e Brasil continuaram. O Paraguai ficou para escanteio, sofrendo as conseqüências do conflito.
No do século XX, todos precisavam de energia elétrica. a grande proposta de solução seria a construção de uma hidrelétrica. Nasceu Itaipu, que _ na opinião de abalizados entendedores da política sul-americana _ encontraria a melhor solução com a junção de Paraguai, Argentina e Brasil para o empreendimento. “Seria uma organização muito mais eficiente do que a bilateral", julga o embaixador Leitão da Cunha. Não preponderou a idéia.

Agora, os americanos instalarão tropas no Paraguai. As demais nações, Brasil, Argentina e Uruguai _ não devem ter sido ouvidas. Permitiriam?

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A ALMOFADINHA DE CARIMBOS, por Pablo Morenno.

Duas boas razões para ler um livro, por António Oliveira.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos