Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Um Olhar para Giovanna

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 10/07/2005.

A sinceridade e a pureza das crianças são as flores mais lindas que eu já vi. Giovanna veste o sonho do povo brasileiro. Além do mais, vocêfaz a gente ter um fio de esperança que o Brasil e o mundo, daqui a alguns anos vão estar bem, bem melhor. É uma questão de tempo. É querer, oferecendo um alívio consolador. Obrigado, Giovanna. Afinal, a raça humana, menina, não foi feita para nos matar, mas para nos dar o combustível da vida.

Você olha para o caderno de desenhos rabiscado de todas as cores. De muita emoção e força poéticaas suas paisagens bem familiares estão cheias de cores vivas. Você deve estar procurando a borboleta que mora nas folhas soltas. Ela pratica todo tipo de peraltice, que o leitor pode imaginar: tem o olho maior que a barriga quando vê o pacote de batatinhas, tem vento nos pés, é uma menina impossível. Vivendo a vida com muita alegria e espontaneidade, inventando sempre o momento presente, feito as pipocas que estralam em sua boca. Só não pensa em crescer e nem segurar o tempo. Mas, o trem da história de cada um canta um canto diferente, que serve para trem, para bicho e até para gente.

Os seus olhos inocentes procuram pela figura do pai que, para você, Giovanna, ficou um vagão pra lá e outro pra cá. Porque ainda não entende o sentido da palavra divórcio... Para você, meu anjo, o trem do papai e da mamãe canto muito este estribilho: -Tem gente brigando, batendo a boca! Ainda bem, que nas folhas de sulfite refletem a sua alma linda e radiante. Aos poucos, você limpará o borrão dos papéis. Todos os dias o sol nascerá feito o seu vestido que usou na festa junina na chácara do vovô e da vovó.Sinceramente, acredito que pela sua inteligência, com apenas 5 anos, Giovanna surpreende a todos ao ler nas entrelinhas os gestos e gravando as conversas dos adultos contando para os familares e coleguinhas de escola! Coisas do mundo que obriga a geração 2000 a se adaptar e ficar em sintonia precoce... Eu gostaria que você vivesse mais o seu tempo de infância. Fazer o quê?

Vira a casa de ponta-cabeça, fala alto, grita e esperneia para chamar a minha atenção e de sua mamãe, a Angélica. É ardida como pimenta. Que apesar de suportar as suas estripulias, sempre afirma que você, Giovanna, é a sua razão de viver. A vida a prepara para adiante entender o tal vagão que partiu de sua estação de trem, meu anjo! Come chocolates e toma refrigerante de modo compulsivo, para suprir o tamanho da carência que a ausência do pai provoca.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Na palma da mão, um veleiro, por Pablo Morenno.

Casado ou solteiro – Você pode ser feliz, por Carla Coelho.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos