Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

História de um Dente Molar

por Pablo Morenno *
publicado em 12/07/2005.

No tempo em que eu era mais pobre, gastei além das possibilidades, para dar carinho a um dente molar. Quando meus pais mandavam em mim, dor de dente se resolvia arrancando. Não, não era extração. Era arrancação como a sofrida pelas mandiocas e tiriricas. Assim foi feito com meus dentes na infância. Depois se colocaria uma chapa e pronto.

Morando na cidade descobri haver salvação para caninos e molares. De modos que investi meus poucos primeiros dinheiros para dar carinho a meus dentes. Neste ponto da história entra o molar de quem falei acima. Estou digitando minha blogada de hoje com a boca anestesiada. E como crônica é cotidiano, é um excelente assunto.

Seguimos. Meu dente molar recebeu todo o carinho e atenção. Tenho propiciado a ele tratamento de canal, amálgama e uma jaqueta de porcelana. Mas não bastou. Faz umas semanas surgiu uma fístula. Para quem não sabe “fístula” é um nome requintado para uma vertente de porcarias nascida no lado. É uma coisa menor que um licenso. A diferença é que o licenço nasce normalmente nas virilhas.Escrevi com S e depois com Ç porque o dicionário aqui não tem a palavra. Só achei a palavra “leicenço”, mas isso só dá em dicionários. A palavra “furúnculo” não serve porque diz aqui que é “inflamação circunscrita, de origem estafilocócica, em volta de uma glândula sebácea e de um pêlo, e que de ordinário termina em supuração”. Como não entendi nada, não sei se era isso mesmo que a gente tinha nas virilhas lá no interior. Em todo caso, supuração entendo, seria igual à fístula.

Meu dentista tirou umas chapas (esta chapas aqui são aquelas fotografias, não as dentaduras), e encontrou umas manchas de inflamação na furca (arco entre as duas raízes) e na raiz. Me mandou para um periodontista. O periodontista pediu uma chapa panorâmica e chamou mais dois outros dentistas que acharam que o furo era mais embaixo, poderia ser problema de canal mal tratado. O complicado é que tinha uma jaqueta de porcelana, era preciso quebrá-la e retratar o canal. Como o endodontista, em viagem para os Esteites, me passou para uma especialista e professora universitária. Ela colocou microscópio, tirou fotos, e confirmou o diagnóstico. Rimou e complicou.

Meu primeiro dentista tirou a jaqueta de porcelana, colocou uma de acrílico e voltei para a especialista. Ao retratar o canal, vimos a frouxidão do dente. Bah, aconteceu o pior. Teu dente tá rachado de cima a baixo. Claro, ela falou “teu dente tem uma fissura transversal” e não tem salvação. O negócio agora é extração e depois você decide se vai querer fazer um implante ou uma prótese fixa.

E agora eu estou aqui com a boca anestesiada e sangrando por culpa de um dente para o qual dei todas as oportunidades e tratei com todo o carinho e dinheiro que eu tinha. Não consigo entender porque, com coroa de porcelana e tudo, o dente conseguiu se estragar desse jeito. Além da dor que analgésico acalma, a inflamação e tudo, tenho uma dor sem remédio. Porque para esse dente rachado e infeccionado eu dei o melhor de mim, tratei com todo o carinho, investi, gastei. Tínhamos tudo para dar certo juntos. Sinceramente, eu não esperava isso dele.

Sentado aqui, com a boca anestesiada e sangrando ainda um pouco, fico me sentindo com meu dente igual o povo brasileiro com o PT. Será que para deixar a crônica redonda eu preciso retomar a idéia do primeiro parágrafo??

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O bicho papão da auto-estima tupiniquim, por Carol Westphalen.

INCÊNDIO NA CAIXA D´ÁGUA!, por André Carlos Salzano Masini.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos