Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A riqueza de Minas

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 10/06/2005.

Quem lê os suplementos literários presentemente encontra uma apreciável coleção de nomes femininos, contrariamente ao que antes ocorria. São mulheres que, muitas vezes, falam de mulheres, fazem resenhas. A demonstrar que o universo das letras deixou de ser privilégio masculino, sobretudo entre nós.

As mulheres entraram no cenário literário europeu e norte-americano, em termos de quantidade e qualidade, bem antes das brasileiras. As inglesas Bronte são da primeira metade do século XVIII, o mesmo ocorrendo com Georg Sande, enquanto Mme. de Stael surgiu ainda mais cedo, no final do século precedente.

No Brasil, quando apareceu Júlia Lopes de Almeida, nascida em 1862, surpreendeu. As moças e senhoras praticamente não tinham vez no rarefeito ambiente das letras, panorama que começou a mudar quando já havia República e se abriam vias e perspectivas para as escritoras. Antes tinham aparecido raras, dedicadas fundamentalmente à poesia.

Luiz Ruffato, que lançou, há pouco, "Trinta mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira", mostra essa radical transformação. Observa o autor mineiro que, ao longo da história, a narrativa escrita por mulheres no Brasil, sempre se inclinou a ser urbana. Ademais, com as mais importantes escritoras brasileiras, após 1922, mais se acentuou a tendência de explorar o imaginário urbano. Cita Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Hilda Hilst, Zulmira Tavares Ribeiro, Adélia Prado, Ana Cristina César, além de Rachel de Queiroz, que tem boa parte de sua obra voltada a discussões essencialmente urbanas.

Das 30 autoras desse volume editado pela Record (e que merece ser lido não apenas por curiosidade), 12 nasceram no Rio de Janeiro, oito em São Paulo, quatro em Minas Gerais, duas no Rio Grande do Sul, e uma cada na Bahia, Goiás, Paraíba e Paraná. Entre as mineiras, está Rosângela Vieira Rocha, que expõe o desespero pessoal em seus contos, entre os quais "A oitava onda", inserida na coletânea.

Nascida em Inhapim, a contista, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, vem de outras experiências bem sucedidas, demonstradas pelos louros conquistados, mas ainda pela manifestação crítica, amplamente favorável. Assim aconteceu com "Véspera de Lua", 1990, e "Rio das Pedras", 2002, respectivamente romance e novela.

Rosângela não se aquieta ou se acomoda. Jornalista, professora na Universidade Nacional de Brasília, tem marcante presença nas atividades culturais do Distrito Federal e se multiplica para participar de iniciativas no campo das letras, percorrendo o Brasil, mesmo com as dificuldades que a cátedra lhe impõe.

Assim, não quis cingir-se ao romance e à novela. Esforçou-se para chegar ao conto, um gênero exigente e, talvez por mais curto, mais reclamar do autor e de sua criatividade. Em antologia, organizada por Ronaldo Cagiano, abrangendo autores da capital federal, ela comparece com "O arrebatamento", que revela uma autora já suficientemente amadurecida à produção dos textos de menor dimensão.

Com um belo currículo, que chegou ao ápice até agora na Capital da Esperança, no novo conto da antologia de Ruffato, Rosângela mostra-se habilitada a extrair de um acontecimento comum na vida de um escritor, material para uma peça da mais alta expressão. Aliás, ela o fez, positivamente, em "Véspera de Lua". A autora sabe descrever personagens em momentos de crise e angústia.

A dura realidade do escritor em busca de editor foi competentemente relatada pela contista, que possivelmente tenha passado, alguma vez, por essa experiência. "A oitava onda" constitui uma narrativa vívida, rica em pormenores, porque Rosângela é minuciosa, extremamente cuidadosa com seus personagens, revelados em atitudes, roupas e gestos. Rosângela mais se revela na grandeza de sua produção.

Publicado no Hoje em Dia, Belo Horizonte, MG, Brasil, Quarta-Feira 08/06/2005

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Elas são de todos, mas não são que qualquer um, por Efraim Rodrigues.

Entrevista Internacional com Engjëll Koliqi:, por Engjëll Koliqi.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos