Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Febre do Mangá

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 04/06/2005.

Os bons quadrinhos mexem no imaginário das crianças e adolescentes pelos recursos visuais ou por evocar questões como as conseqüências das experiências com a energia atômica, no caso do incrível Hulk e Solar, o Homem Átomo, do ufanismo e orgulho americano do Capitão América, além do psicodélico paz, amor e liberdade, dos anos 60, que influenciou na criação do Surfista Prateado. Eram símbolos de uma cultura popular e foram lidos por milhões de jovens americanos e brasileiros. De sessenta para cá houve mudanças nos costumes e formatos dos gibis e, nos anos 80, surge no Japão, um novo estilo e conceito de HQ : o mangá.

Crianças e adolescentes ocidentais continuam devorando o mangá, essas revistas de histórias em quadrinhos e incorporam seus personagens, criando, muitas vezes, um estilo de se vestir, agir, e pensar de acordo com as cores, penteados, espírito de lealdade e equipe encontrados nas histórias. Esses garotos e garotas fiéis ao seu grupo, encaram uma atitude de coragem e sem medo de parecer diferente e se entregam à imaginação.

No Japão, um mangá diferencia da HQ tipicamente americana ou européia. Os gibis japoneses, além da estrutura da esquerda para a direita – à maneira oriental -, possuem linguagem e característica próprias, como personagens de olhos maiores (que crescem ainda mais seus olhos e boca em situações engraçadas ou estranhas), são desenhados a nanquim, publicados em preto e branco (menos a capa que é colorida), e a maioria dos mangás reúne boas cenas de luta, um pouco de ação e ótimas pitadas de humor e sensualidade. As diferenças entre o estilo japonês de HQ e o ocidental, no entanto, não impediram que a febre ultrapassasse as fronteiras nipônicas e invadisse os Estados Unidos, a Europa e chegasse ao Brasil.

Geralmente, as histórias e personagens dos mangás, não ficam somente nas páginas de revistas. Pelo elevado número de edições, a maioria vira desenhos animados e são exibidos nas telinhas. Grande parte dos desenhos famosos já tiveram sua passagem por mangá, como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, entre outros. Uma característica marcante, pode haver mudanças nas histórias e nos personagens do mangá para o desenho.


Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O caixote, por Airo Zamoner.

Massagem na Praça, por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos