Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Airo Zamoner


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A Descoberta de Lauro

por Airo Zamoner *
publicado em 06/06/2003.

Quando pela primeira vez deslizou pelo chão da sala, engatinhando como bebê grande, sorriu de tanta felicidade. Explorou os arredores, atabalhoado e desajeitado. Seus olhos, vez por outra, viam o infinito lá no fundo da parede e ele percebia que o mundo era muito grande. Haveria mundo no outro lado? Essa pergunta ocupava sua vida enquanto crescia.

Titubeava os primeiro passos, ereto e desequilibrado, quando viu a parede lá no fundo de seu infinito se abrir repentinamente. Viu luzes feéricas escorrerem pelo caminho e percebeu que lá fora havia outro infinito. Cambaleante, agitou os passos desvairados para atravessar as luzes e descobrir o tamanho verdadeiro do mundo.

E viu que o mundo era mesmo muito grande. Sentiu que um dia chegaria no horizonte longínquo para descobrir o tamanho verdadeiro. Antes de rolar escada abaixo, foi içado para o alto e devolvido ao mundo pequeno de suas paredes.
Sonhou com as luzes por milênios.

Um dia desceu as escadas, explorou os arredores com segurança e rapidez, como menino grande.

Seus olhos desejavam o infinito no horizonte e sentia nas cavernas de seus sonhos que o mundo era mesmo muito grande. Só acabava lá no fundo do horizonte. Haveria mundo no outro lado? Essa pergunta ocupava ainda mais a vida de Lauro enquanto amadurecia.

Homem ainda menino, caminhou em direção ao infinito e sorriu de felicidade. Andava e percebia que o mundo era maior que ele. Entristecido, viu o horizonte se afastar traiçoeiramente, boicotando sorrateiro o sonho protelado de chegar e desvendá-lo. Cansado, atirou-se ao chão embrutecido de pedras e seus olhos, inundados de luzes, encontraram as alturas. O infinito parecia branco. Quando as nuvens se abriram, viu novas luzes deslumbrantes deslizando ladeiras. Percebeu que lá em cima havia outro infinito, talvez o verdadeiro.

Engatinhando, havia chegado ao fim do mundo. E o fim do mundo era falso. Andando, rompeu seus enganos. E o infinito era falso. Voar o levaria às descobertas definitivas. E voar não sabia. Haveria mundo além do infinito? E essa pergunta o atormentava enquanto envelhecia.

Levantou-se das pedras, costas para o horizonte, caminhou como homem maduro. Avistou o plano do velho chão de sua casa. Agachou-se. Costas para a porta, engatinhou com firmeza como só um homem é capaz. Mergulhado nas jornadas, através de seus sonhos e descobertas, não fez mais perguntas e envelheceu.

Finalmente, como velho grande, Lauro imobilizou-se na cadeira de balanço, olhou para dentro de seus pensamentos e viu o infinito em sua mais ampla finitude. Sorriu de tanta felicidade.

Sobre o Autor

Airo Zamoner: Airo Zamoner nasceu em Joaçaba, Santa Catarina, criou-se no Paraná e vive em Curitiba. É atualmente cronista do jornal O ESTADO DO PARANÁ e outros periódicos nacionais. Suas crônicas são densas de conteúdo sócio-político, de crítica instigante e bem humorada. Divide sua atividade literária entre o romance juvenil, o conto e a crônica, tendo conquistado inúmeros prêmios e honrosas citações.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A informática e o futuro da literatura brasileira, por Whisner Fraga.

Espinhos e Escorpiões, por Amós Oz.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos