Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Gasparzinho

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 29/05/2005.

Acho que todo homem reproduz, em algum momento da sua vida, a sensação do pré-humano, uma atitude simiesca, de enfiar o caroço-de-manga na boca e chupar até o último fiapo. E, depois, lambe dedo por dedo e tem uma sensação única sobre os impulsos do prazer – enquanto toca as moscas. Sou um refém sentimental dos nossos prazeres mais remotos. Eu digo da emoção ao ver o meu primeiro gibi em quatro cores. Quadrinhos coloridos! A vida tinha doçuras insuspeitadas. Ganhei a mais nova inovação do mercado das mãos de meu pai em algum inverno entre 68 e 69...

Na capa, havia o Gasparzinho flutuando junto com bolhas de sabão de uma banheira... Aos meus olhos inocentes soavam como uma revolução, mas foram os melhores momentos da minha vida. Via e revia aquela capa sem parar, e sem cansar. Olhava com bons olhos outros personagens na edição colorida da Rio Gráfica Editora, com o mesmo prazer. O que interessava mesmo era aquela mágica: histórias coloridas para ler em casa. Desde que, após as refeições e das tarefas de escola, como pedia todos os dias a mamãe.

Sempre associei as histórias em quadrinhos com os roteiros de cinema. Gasparzinho e alguns personagens evocam bem a nossa infância inocente, que foram transportados para a tela do cinema, do vídeo e, ultimamente, no DVD. Uma maneira de a maioria fazer a ligação de quadrinhos, cinema e nostalgia, e dizer que nossa relação com o HQ é o fascínio pela descoberta da aventura infantil. Crescemos todos num arrabalde de Hollywood, de Marvel Comics, vendo as suas luzes de refletores de longe e sonhando em ser os heróis corajosos e, quase humanos, que lutam contra o mal como o Homem Aranha, conhecer ou (mais tarde) comer suas tietes.

Mas se fosse ser sincero e fiel aos meus excessos – devo ter lido a história umas 20 vezes – votaria em Gasparzinho. Depois, claro, Tarzan, das coleções Lança de Prata e de Cobre (da extinta Ebal),Hulk, Namor, Capitão América, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico, como uma pessoa normal.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Resiliência, por Tom Coelho.

Que saudades da francesinha!, por T.M. Castro.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos