Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Carol Westphalen


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Decifra-me que serae tamem

por Carol Westphalen *
publicado em 31/05/2003.

Os mistérios do desenvolvimento da história da humanidade têm sido vistos e revistos inúmeras vezes desde o momento em que os chipanzés sentiram que havia, além do instinto, a possibilidade de raciocinar. As investigações sobre a existência do ser pensante são infinitas e, acima de tudo, empíricas. O que move a humanidade é a persistência em tentar decifrar, cada um, seu próprio universo.

O homem, no sentido biológico e psicológico, é o tema que mais desperta curiosidade nesse mundo. Acreditar que um dia desvendaremos todos os mistérios da vida é uma grande ingenuidade. Assim como o universo, a vida é um corredor de mistérios sem fim. A cada instante, um mistério diferente é revelado. A graça da descoberta é o nosso combustível e o mínimo que devemos fazer para chegar a um consentimento coletivo é tentar entender o ser humano e, principalmente, respeitá-lo. A paz, assunto que vem sendo muito discutido nesses últimos tempos, depende da compreensão que um tem do outro.

É impossível entender por completo qualquer tipo de comportamento. Até mesmo as mais estudiosas mentes da atualidade ainda carregam consigo uma ou outra incógnita a respeito das atitudes humanas. Usar o passado como base para estudar o comportamento da humanidade é imprescindível. O passado sempre tem algo a revelar e é nele que confiamos para não errarmos mais. Não existe nada lá na frente, o futuro já está acontecendo. É no presente que o futuro se esconde. Cada indivíduo acredita num amanhã diferente.

Os mais cristãos acreditam que só Deus pode decidir o amanhã, como se ninguém tivesse uma condição moral para decidir sobre si próprio. Acreditar que apenas um ser tenha poder sobre todo um sistema é radical. Alguns dizem enxergar anos na frente através de planejamento. Tem aqueles que vivem o momento sem pensar no futuro e os que dançam conforme a música, correndo o risco de se tornarem inertes. Outros desistem.

Enfim, essa pequena manifestação não significa nada perto dos estudos e pesquisas que vêm sendo realizados sobre os mistérios da existência da humanidade e seu comportamento. Quis apenas chamar a atenção no sentido da conscientização. O mais importante dentro da questão abordada aqui é ter consciência sobre a finalidade da nossa existência, é saber para que estamos aqui. Segundo cientistas, viemos das estrelas, mas ninguém sabe dizer para onde vamos. O importante é o agora, pois esse momento nunca mais acontecerá outra vez. E, se bobear, o dia de amanhã já passou.


Sobre o Autor

Carol Westphalen: Caroline C. Westphalen nasceu em Porto Alegre, mas aos 10 anos foi morar em São Paulo. Formou-se em Comunicação Social e fez pós-graduação em Sócio-Psicologia. Atualmente, mora no litoral do Rio Grande do Sul, faz Psicologia e trabalha como jornalista/colunista.Em 1999, escreveu "Confluência dos Ws" (Editora Writers), uma pequena compilação de crônicas e contos, junto com o amigo Diego Weigelt, crítico de música e radialista. Carol reuniu algumas crônicas em 2004, mas ainda não tem editora. Sinto que meus textos incomodam. Também não gosto de perceber e encarar certas realidades, diz Carol.

Seus textos sobre comportamento e vida também podem ser lidos no site da revista TPM.Carol também escreve um diário: http://www.diariodecarolw.blogger.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Como era mesmo o nome dela?, por Airo Zamoner.

MARIA VALÉRIA REZENDE afirma: “ouvir muito é tão importante quanto ler”, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos