Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Gabriel Perissé


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Escola, hora da escolha

por Gabriel Perissé *
publicado em 20/02/2005.

– Nossa escola é puxada, viu?! – afirmou a diretora aos pais que vieram matricular a menina.

– Puxa! Escola puxada é tudo o que desejamos para nossa filha!

A menina olhou para a diretora, que lhe sorria com todos os dentes do fundo. Olhou para os pais, e sentiu um aperto no coração. Escola puxada? Mas o que é que vão puxar aqui? Puxar as minhas orelhas?

À noite, a menina puxou o lençol até os olhos. No dia seguinte, seria puxada por professores, sabe Deus para onde. Sonhou que estava amarrada por mil cordas e um gigante a puxava para cima e para baixo, como ioiô. Sonho puxa sonho: outras cenas terríveis povoaram sua última noite antes de estrear na nova escola, uma escola puxada, e não mais aquela escolinha frouxa em que estivera antes de completar 5 anos de idade.

Acreditamos em você

De manhã, quase que puxada pelo pai, foi deixada na escola. E ao longo de um ano, ao contrário de suas previsões, ninguém lhe puxou nada. Vez por outra a diretora puxava o hino nacional, mas quem tinha que cantar mesmo eram os alunos. Ela só murmurava, com rosto de devoção à pátria...

A biblioteca vivia fechada. Vazamento.

Aula de balé, música da Xuxa.

Aulas insossas com professoras cheias de boa vontade mas com apenas uma ou duas pinceladas de Paulo Freire e Piaget.

No livro didático, meio ultrapassado, a imagem do antigo telefone de disco.

Certo dia, certa empresa visitou a escola trazendo um iogurte novo para as crianças degustarem. Um pequeno teste: "Você gostou?". "Deveria ser mais doce?".

Não houve, ao longo do ano, nenhuma reunião com os pais. A escola enviava bilhetes dentro da agenda da menina, avisando de um passeio à fascinante e "engordadora" fábrica de refrigerantes ou sobre a necessidade de enviar dinheiro para alguma atividade que projeto pedagógico algum tinha previsto.

Em novembro, a menina pediu para sair da escola. Cansara-se de ouvir os gritos da professora da sala ao lado, que seria sua no ano seguinte.

– Gritos?! Nossas professoras jamais gritam!!

A menina olhou apreensiva para os pais. Mas eles responderam à diretora:

– Se nossa filha disse que há gritos, é porque é verdade. Acreditamos em você, filha. Vamos procurar outra escola. E se alguém nos disser que a escola é puxada, vamos verificar primeiro quem está puxando a carroça!

Sobre o Autor

Gabriel Perissé: Gabriel Perissé é professor universitário, escritor e palestrante. Doutor em Filosofia da Educação pela USP, publicou em 2003 o livro Filosofia, Ética e Literatura - uma proposta pedagógica, em 2004, A Arte de Ensinar, e em 2005 o livro Elogio da Leitura, pela Editora Manole. Desde 1983, ministra palestras e cursos em escolas, faculdades, empresas, ongs, livrarias, bibliotecas e editoras, sobre temas relacionados à arte de ler, pensar, escrever e ensinar.

Site: www.perisse.com.br
Blog: www.oprofessordofuturo.blogger.com.br/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Registrar para quê? pensamentos rápidos, por Henrique Chagas.

Pequena nota lúdica sobre bicicletas, reentrâncias, saliências e prestadoras de celular., por Efraim Rodrigues.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos