Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS José Aloise Bahia


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

SUPLEMENTO LITERÁRIO DE MINAS GERAIS NA INTERNETE

por José Aloise Bahia *
publicado em 12/12/2004.

A língua portuguesa ganha um presente de Natal muito valioso. A partir do próximo dia 16 de dezembro todo o conteúdo das mais de 1.200 edições do Suplemento Literário de Minas Gerais estará disponível para consulta na internete. De acordo com Júnia Lessa França, bibliotecária da FALE/UFMG (Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais) e responsável pelo projeto Suplemento Literário, 38 anos. Acervo de 1966/2004, o endereço eletrônico está em fase final de testes (www.letras.ufmg.br). O link ficará hospedado no saite da escola. A iniciativa surgiu numa parceria inédita da FALE/UFMG, Lei Municipal de Incentivo àCultura da Prefeitura de Belo Horizonte e a FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais). A FAPEMIG já investiu mais de R$ 30 mil. O saite abrigará todos os exemplares, inclusive o primeiro, lançado no dia três de setembro de 1966, pelo editor fundador, o escritor Murilo Rubião, um dos introdutores do realismo mágico na literatura brasileira.

O projeto começou em 1998. Uma equipe de bibliotecários da FALE/UFMG, num trabalho pioneiro, produziu um banco de dados, pautado em referências como ano, mês, edição, assunto, ilustrador, título de artigo e autor. Até então, não havia qualquer trabalho de indexação. As digitalizações dos textos começaram em julho passado e já foram concluídas. Os originais impressos, já estão encadernados, serão restaurados e guardados numa sala especial da biblioteca da FALE/UFMG. O acervo será doado, através de microfilme, para o Suplemento Literário.

Com 38 anos de história, o Suplemento Literário de Minas Gerais é um dos principais do gênero no país e é distribuído gratuitamente em várias capitais, Belo Horizonte e cidades do interior de Minas. A tiragem em formato jornal é de 15.000 exemplares. A publicação mensal é muita conhecida, pois na sua história passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Oswaldo e Mário de Andrade, Henriqueta Lisboa, além de artistas plásticos como Amilcar de Castro, Inimá de Paula e Álvaro Apocalypse.

Sobre o Autor

José Aloise Bahia: José Aloise Bahia nasceu em nove de junho de 1961, na cidade de Bambuí, região do Alto São Francisco, Estado de Minas Gerais. Reside em Belo Horizonte. Tem ensaios, críticas, artigos, crônicas, resenhas e poesias publicadas em diversos jornais, revistas e sites de literatura, arte e imprensa na internet. Pesquisador no campo da comunicação social e interfaces com a literatura, política, estética, imagem e cultura de massa. Estudioso em História das Artes e colecionador de artes plásticas. Sócio fundador e diretor de jornalismo cultural da ALIPOL (Associação Internacional de Literatura de Língua Portuguesa e Outras Linguagens) Estudou economia (UFMG). Graduado em comunicação social e pós-graduado em jornalismo contemporâneo (UNI-BH). Autor de "Pavios Curtos" (poesia, anomelivros, 2004). Participa da antologia poética "O Achamento de Portugal" (anomelivros, 2005), que reúne 40 poetas mineiros e portugueses contemporâneos.


< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Pensar o ser humano depois de Auschwitz, por Leonardo Boff.

Aberratio Ictus, por Antonio Luiz Fontela.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos