Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Minas em Livro

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 12/12/2004.

Os mineiros de Minas Gerais e os que para cá vieram vivem um período de intensa atividade produtiva no campo das letras. Mesmo reconhecendo que jamais pararam, não se deixará de convir que, exatamente neste momento e a despeito de notórios obstáculos, atravessa-se hora muito singular.

Em Poços de Caldas, o mineiro Chico Lopes, nascido em Novo Horizonte, SP, onde residiu até os 39 anos, lançou, no último dia 26, seu novo volume de contos "Dobras da Noite", destinado a repetir ou ampliar a boa acolhida a seu Nó de Sombras, ambos editados pelo Instituto Moreira Salles.

A nova coletânea, com nove histórias, encerra, segundo seu prefaciador Nélson de Oliveira, de São Paulo, o "medíocre tique-taque da classe média, da sexualidade policiada, dos extratos bancários, dos crediários, das idas ao supermercado, da aposentadoria por invalidez".

Não poucos se deslocarão até Poços para a noite de autógrafos; gente de outros municípios e estados, para prestigiar o acontecimento. Entre tantos, Rosângela Vieira Rocha, professora de Comunicação da UnB, e outros escritores que admiram a obra de Chico Lopes. Sobre a nova série de contos, escrevo depois.

Anuncio, porém, o lançamento, também em Poços de Caldas, na mesma noite, de "A propósito de águas virtuosas", de Stelio Marras, que examina aspectos da formação de uma estação balneária no Brasil, desde final do século XVIII. O prefácio é do crítico e professor Antônio Cândido e o tomo publicado pela UFMG, com apoio do IMS. A idéia de fazer a edição se deu a partir da tese de mestrado em Antropologia Social, defendida pelo autor na Universidade de São Paulo, premiada como a melhor dissertação no concurso CNPq-Anpocs de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais, edição 2003.

O novo livro de Chico Lopes é aguardado com expectativa. É escritor brilhante, tradutor de mérito, entende de cinema e, em sua criação, há algo precioso inspirado ou inspirador de sétima arte, com ênfase suspense. Ele diz: "A angústia e o lirismo, a compaixão e a crueldade, estão aí. O mundo real é feito do que não queremos ver; mas quem tem coragem, aprende a olhar, e os cegos e acomodados é que saem perdendo".

Mas um outro autor mineiro entra em cena neste final de ano. Também do Sul do Estado. Refiro-me a Luís Giffoni, de Baependi, terra da milagrosa Nhá Chica, que tem milhares de devotos na região. Giffoni está lançando, no dia 6, na Galeria de Arte da Assembléia Legislativa de Minas, à noite, seu novo livro. "Infinito em Pã" é um romance, uma história de ficção científica dos séculos 23 e 25 ou uma sátira do século em que vivemos, que se passa daqui a 200 anos ou, ainda, uma história da solidão absoluta. Se é que existe, mas por isso mesmo é ficção.

Henrique Chagas afirma que Giffoni é um dos maiores escritores mineiros da atualidade, e não pensa sozinho. Aliás o opinante manteve contato com a prosa do mineiro de Baependi, através do Chico Lopes, que escreveu "Adágio para o silêncio". Nessa obra, na de Chico e na de Giffoni, comparece o Sul mineiro. O baependiense é autor premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, pela Bienal Nestlé, pelo Cidade de Belo Horizonte e outros igualmente prestigiosos.

Faço o registro com alegria. Até porque é preciso enfatizar que Minas tem equilíbrio orçamentário, como ressalta a publicidade oficial, e bons produtores de arte. Nela, surge a literatura, com merecido destaque. De Chico e Ruffato se pode dizer que atendem a pressupostos básicos dos bons autores, como estabelecidos por Ivan Augusto: originalidade, ousadia formal, domínio da narrativa e do assunto, linguagem definidora do sítio em que se desenvolve a trama e dos personagens.

[Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte, 6.12.04]

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Atentado Violento ao Pudor, por Conrad Rose.

Livro de Chico Lopes entra em lista dos dez melhores de 2005 de Nelson de Oliveira, por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos