Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Leonardo Vieira de Almeida


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

A Poltrona Escura

por Leonardo Vieira de Almeida *
publicado em 25/09/2004.

Está em cartaz até o próximo domingo, 26 de setembro, no Espaço Sesc, em Copacabana, a peça "A poltrona escura", que vem mais uma vez reforçar a grandeza dos textos de Luigi Pirandello (1867-1936). No espetáculo, dirigido por Roberto Bacci e interpretado pelo ator paraense Cacá Carvalho, são apresentados três contos do escritor italiano, que caminham entre o trágico e o cômico, refletindo, como diante de um espelho, os conflitos da natureza humana.

Na primeira estória, "Os pés na grama", um velho viúvo tenta apreender o mundo depois da morte da esposa, procurando, através do filho, recuperar sua infância. Mas a imagem da defunta não consegue deixá-lo, as lembranças parecem renascer a cada momento na pequena casa onde vive, nos móveis, impossibilitando que a vida do personagem continue livremente.

Em "Carrinho de mão", vemos a instigante desventura de um respeitado advogado acumulado de títulos que tem de enfrentar a angústia existencial entre viver a "forma" ou a "vida" que nem chegou a lhe nascer. Sua existência moldada pela prisão social, a "máscara" e o eu autêntico (a "vida") são confrontados através da sutileza com que Cacá Carvalho dá "forma" à luta interna do personagem, que, durante uma viagem de trem, conseguiu, fugazmente, deslumbrar de uma janela aquela existência longínqua e verdadeira. A vingança do advogado contra a impossibilidade de "viver" será conquistada pelo recurso da perversão, do "ato" com que por minutos se liberta da "lei".

No último conto, "O sopro", o mais metafísico e lírico dos três, vemos o dilema de um homem após descobrir que por meio de um pequeno gesto com os dedos e com a boca, um sopro, consegue tirar a vida das pessoas. Essa alegoria do poder na mão de um único homem irá terminar de forma mais lírica, como um "sopro" de esperança e retorno àquela "vida" ansiada pelos personagens dos contos anteriores. Uma "vida" que só pode ser vivida de maneira metafórica, fecha essa trilogia do absurdo, dando talvez a nós, expectadores, personagens espelhados do universo pirandelliano, a possibilidade de refletir sobre a "verdadeira vida", anterior à história e à sociedade: a "vida das palavras".

Sobre o Autor

Leonardo Vieira de Almeida: É escritor e arquiteto. Participou como co-autor do livro O disco de Newton, Imago, 1994, com poemas e contos e da Antologia n. 2 Poesia Viva, Editora Uapê, 1996. Possui trabalhos publicados em algumas revistas literárias como Nave da Palavra, Falaê, nos jornais Panorama e Balaio de Textos. "Os que estão aí" é seu primeiro livro de contos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A República de Ascânio, por Airo Zamoner.

O homem revoltado, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos