Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Na Ponta da Língua dos Escritores

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 21/06/2004.

Quantas toneladas de comida e bebida já foram consumidas na história do mundo e da literatura? Quantas ceias, saraus e banquetes, quantos petits déjeners, piqueniques e monumentais bebedeiras já foram tematizadas pelos grandes escritores? De Homero a Tom Wolfe, passando por Rabelais e pelo século XIX (Balzac, Flaubert, Maupassant, Eça de Queirós, Machado de Assis), até chegar aos clássicos contemporâneos (Marcel Proust, James Joyce, Louis-Ferdinand Céline), a grande literatura tem muito de uma história das celebrações.

E esta dualidade acompanha os escritores por toda a vida: a degustação na vida e na literatura. Dessa pauta inocente podem-se extrair interessantes lições. A mudança nos paladares e cardápios acompanhou, mantidas as proporções, profundas transformações históricas. Se a leitura já é, em si mesma, um ato de degustação, a degustação nos grandes livros nunca é gratuita. Em Flaubert, o festim etílico no romance Salammbó é um momento funesto e sanguinário; em Jorge Luís Borges, o vinho é um símbolo que condiciona toda a história do mundo. Em Raul Pompéia, um banquete é descrito com detalhes repugnantes e até macabros, sugerindo um mundo em dissolução; em Céline, um requeijão pode suscitar visões do Apocalipse. Em Tom Wolfe, a “floresta” de cristais e pratas é indicativa do consumismo yuppie dos anos 80; já em Proust, a famosa Madeleine é uma guloseima capaz de detonar um caudal de lembranças – o próprio livro.

Um grande texto que alia a literatura à comida é A Festa de Babette, da dinamarquesa Isak Dinesen (1885-1962) . Um conto que foi um desafio para Dinesen: como publicar um texto culinário/literário? Em 1949, a escritora fez uma aposta com um amigo. O desafio era escrever um conto sobre comida, a ser publicado numa revista na época de Natal. Também o texto teria que ser um dos chamados “contos natalinos”. Inicialmente foi rejeitado. A narrativa era sobre um formidável jantar francês preparado por uma criada francesa no litoral remoto da Dinamarca do século 19.

Babette – fugida dos tumultos e dos tormentos da perseguição política em seu país -, prepara, à revelia das próprias patroas, um fumegante e histórico jantar. Sopa de tartaruga, codornizes levíssimas, uma suíte inteira da produção de vinhos da douce France, incontáveis formas flambadas em séculos de saber gastronômico. Os convidados: membros carcomidos de uma seita religiosa severa. O jantar torna-se uma verdadeira comoção para aqueles espíritos e organismos submetidos a um regime mais do que frugal de orações e árduo bacalhau. É o acontecimento na vida daquelas pessoas. Na noite profunda do litoral da Dinamarca, o efeito do jantar de Babette (símbolo de todas as criadas e cozinheiras da história da literatura – a Françoise de Proust, as empregadas de Stendhal) é de puro encantamento. Como o próprio efeito do conto, e avidamente consumido em Natais passados, tornou-se uma história das celebrações.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Mais uma vez é Natal, por Terezinha Pereira.

Uma peça do Judeu comprovada, por Adelto Gonçalves.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos