Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Conrad Rose


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Dedo de Moça

por Conrad Rose *
publicado em 04/06/2004.

Osvaldo caiu certa vez. Assalto à mão armada. Era uma casa de classe média, onde os cacos de vidro no muro externavam a herança de algum militar. Nada para fazer fortuna, só zombaria.

A velha andava doente, e somente por isso o neto pousara com ela. A velha dormia cedo, Osvaldo sabia. Constatara ao ser recebido às seis da matina com o café posto, desde a primeira vez que fora chamado para cuidar do jardim.

Osvaldo aprendera a arte com o falecido pai e começara bem. Mas veio a gravidez, desnecessária e problemática, de sua esposa. Osvaldo então desdobrara-se em múltiplos ofícios a fim de custear o trato. Restara-lhe apenas o celular pré-pago, para o qual cliente algum ligava devido ao custo da chamada. As más influências introduziram-no ao mundo do crime.

O neto chegara cansado da academia. Professor de jiu-jitsu. Acompanhara a avó na janta, quer dizer, ela na canja e ele na vitamina, repleta de nutrientes tecnologizados que, estranhamente, é conhecida por um nome relacionado a milk-shake!? Realmente, o pitbull da vovó e a própria dormiram cedo.

A velha dormia cedo e era surda, Osvaldo sabia. Já não havia esposa e a cria não vingara, fato que lhe causara uma imensa cicatriz endodérmica. A porta abriu facilmente.

A velha não podia, mas abusava, com a dedo de moça, ralada na canja. Hipertensa e diabética, a velha era a própria contra-indicação. Aquilo a embrulhara e começava a incomodar. A velha tinha dois caminhos a seguir: a pia, próxima e instantânea; ou, analgésicos, muitos e lerdos. Os dois e uma fatia da torta de maçã. Só uma pequena fatia. A velha, incentivada mais pela torta que pelo desconforto, acendera o abajur.

Osvaldo adentrou caminhando leve, atravessando a casa em direção ao quarto da septuagenária. A cada passo dado mais ele se distanciava de seu pai. Esquecera a arte. Osvaldo rabiscava as retinas, implorando o perdão do pai e cagando para o mundo.

O neto dormia pesado quando a velha gritou. Depois ela tombou. Osvaldo não sabia se acudia, fugia ou chorava; feito criança de arma na mão. A velha contorcia-se no assoalho. E o pitbull, solícito, voava no pescoço do Osvaldo. Pouco depois Osvaldo desacordava; a velha também, e para sempre.

Quando o socorro chegou, o neto massageava a velha, já bem mais fria que o habitual. E Osvaldo lá: algemado, detido, fichado, interrogado, surrado, e tal. Aí o neto chorou, babou e regurgitou os shakes da vida.

Pior de tudo, para Osvaldo, era a reprovação do pai desencarnado. Deus não significava nada pois levara sua cria.

Osvaldo fora parar na provisória, dividindo cela com um senhor de cinqüenta e poucos que maldiziam louco e gritava sem parar. Muito prazer foi como começou. Em seguida, pequenas peças de um quebra-cabeça encaixavam-se, implorava clemência e jurava inocência. Eternizando sua complexa e fragmentada história, na provisória denominavam-no insano.

Osvaldo havia absolvido o dito; os dias compridos, simbolizados com riscos na parede da cela, induziram diálogos. Marcavam semanas então. Amigos já eram. A companhia fizera bem ao insano. Parara com o quebra-cabeça. Cadenciava as emoções. Osvaldo agora o respeitava.

O insano encontrava-se ali por acaso; trabalhara durante anos para uma velha que o bendizia porque apesar de pardo, honesto! - ela costumava grifar. A velha rogava-o e conduzia-o à prosperidade materializada pelas próprias septuagenárias mãos, salpicadas de veias emboloradas e sardas escurecidas.

A maré virou quando o neto começou a roubar. O pardo e honesto, agora maldito, acusado de roubo. Na apreensão, a polícia facilitara. O pardo ao encontro da velha, somente o suficiente para um único golpe. Na fuça. A velha zunira e descera. O insano, pardo e maldito fora algemado, detido, fichado, interrogado, surrado, e tal. À velha, quatro safenas e um hematoma. O neto passou a fazer michê, faturou e socializou-se.

Na descrição das mãos Osvaldo relacionara. O neto certificara. Osvaldo recebia a absolvição do pai. No quebra-cabeça. Na justificativa.

Naquela noite os dois jogaram palito até tarde; e o insano, pardo, maldito e inocente deixara toda a provisória dormir, menos Osvaldo.

Sobre o Autor

Conrad Rose: Conrad Rose é um escritor paranaense que observa o comportamento humano e brinca com sua paisagem. Atualmente ministra oficinas de criação literária em Santa Teresa, bairro do Rio de Janeiro.

Email: conradrose@hotmail.com

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


“ADRIENNE MESURAT”: o urro da solidão numa província francesa e universal, por Chico Lopes.

Jornalistas no cinema: ação!, por Rodrigo Capella.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos