Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Do Código e Lacre

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 31/05/2004.

Não faz muito tempo, apareceu um estudo de que o fim dos matriarcados e o começo da falocracia, que até hoje domina o mundo, teria coincidido com a criação do alfabeto e, podemos relembrar a catequese dos jesuítas. Em suas cartas, eram freqüentes as referências à dificuldade que certos padres tinham com a gramática no seu trabalho de catequese, nas Missões. Freqüente e obscura – não se sabia se a dificuldade tão citada era com a gramática que os próprios padres ensinavam ou com a gramática dos nativos. Até descobrirem que “gramática”, na verdade, era um código para castidade. O problema de alguns padres era manter seus votos de abstinência em meio aos índios. Ou, no caso, às índias.

Conscientemente ou não, o código foi bem escolhido. Pecar contra a gramática é um pouco pecar contra a castidade, se aceitarmos que a correção gramatical é uma norma de boa conduta, e as regras de língua equivalem a parâmetros morais.

Todo o nosso drama milenar foi resumido numa pequena ação: Yoko Ono seduzindo John Lennon e desfazendo uma idílica ordem fraternal, quase destruindo um mundo. E o que é a supervalorização da virgindade e a estigmatização civil do adultério, como constam da lei brasileira, senão uma tentativa de garantir que a mulher só descubra o tamanho do pênis do marido quando não pode fazer mais nada a respeito? Continuamos vivendo na aparência hipócrita do “lacre” da virgem santa, ou dos “tapa-sexo” dos primatas, que comentei em outra crônica. Numa sociedade que cria os homens carentes, infelizes, materialistas e machistas, de preconceitos fixos, sedimentou-se um patriarcado no planeta, o dos pobres, macacos vazios e imitadores exibidos.

A virgindade, independente das teorias, é um tema para muitas divagações. Ninguém, que eu saiba, ainda examinou a fundo, sem trocadilho, todas as implicações do hímen, inclusive filosóficas. Já vi o hímen – que salvo grossa desinformação anatômica, não tem qualquer outra função biológica a não ser a de lacre – descrito como a prova de que o Universo é moralista. E, levando-se em conta a dor do defloramento e, mais, as agruras da ovulação e do parto em comparação com a vida sexual fácil e impune do homem, também é misógino. Mas, em comparação com o que a mulher, historicamente, sofreu num mundo dominado por homens e seus terrores, o que ela sofre com a Natureza é “caracas”. Com trocadilho.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


APESAR DE TUDO, SORRIA!, por Airo Zamoner.

O bem que animais e pássaros nos fazem, por Deonísio da Silva.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos