Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Henrique Chagas


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Teoria do Universo Eterno

por Henrique Chagas *
publicado em 23/05/2004.

Em razão das minhas colocações em artigo anterior, a Teoria do Universo Eterno, exposta por Mário Novello, me é satisfatória, pois creio que Deus é eterno. Se a teoria do Novello for verdadeira, creio que Deus seja mais eterno ainda ( claro, a noção de tempo transcende o nosso entendimento!). Creio que a partir do momento em que Deus estartou o processo criativo deu-se origem aos céus e terra (que fazem parte do Universo). Já existem também experimentos que demonstram que, neste atual fluxo, o Universo teria mais de 1 bilhão de anos além do que se acredita ter (estudo realizado por cientistas italianos sobre o envelhecimento das estrelas).

O que está certo: tudo voltará para Deus. Segundo a Teoria do Universo Eterno, estaria Deus brincando de iôiô? Não creio que Deus esteja brincando com o Universo nesse fluxo e refluxo "científico", mas é possível que tudo realmente tenha sido assim e que após o refluxo (fim dos tempos), haverá um novo fluxo. Mas isso é coisa para zilhões de anos.

A teoria do Mário Novello lembra-me Teilhard de Chardin, não por conta da teoria em si, mas da evolução e do surgimento da vida a partir da complexidade da matéria. Mas isso será assunto para um tema específico.

"Segundo a teoria evolucionista do paleontólogo Pierre Teilhard de Chardin, o homem é o centro de referência porque constitui objetivamente a coroa e a meta da evolução; sendo portanto o próprio sentido dela (in "A Visão de Teilhard de Chardin", de Pieter Smulders, Editora Vozes, Petrópolis/RJ). Portanto homem e natureza constituem um complexo onde se complementam. Não se consegue entender o homem sem a natureza e o inverso também não teria sentido e nem razão de ser. Ambos encontram-se interligados e inacabados, porém em constante evolução, de modo tal, que o homem transforma a natureza e a realidade por eles criada, ressentindo-se em ambos os efeitos dessas transformações. Entretanto não existe um único ser humano e sim milhões de seres humanos que se relacionam entre si transformando-os a si mesmos, à natureza, e à realidade surgida dessas relações" (Henrique Chagas, in Participação Política).

Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A Arte de desarrumar as coisas, por Eloi Zanetti.

A LINGUA DA TABATINGA NO MUSEU E NA INTERNET, por Jacinto Guerra.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos