Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Ivo Korytowski


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O Que Fizemos de Nossas Vidas

por Ivo Korytowski *
publicado em 28/04/2004.

O que fizemos de nossas vidas, perguntava-se meu amigo D., atingido em cheio pela “crise” da meia-idade, aquela fase da vida em que de repente descobrimos que temos um encontro marcado — com nossa própria morte, sabe lá Deus quando.

Na minha vida eu cometera uma loucura: trocara a mulher de quarenta por duas de vinte! Brincadeira, era uma só, mas no tálamo (palavra meio que metida a besta para o leito nupcial) valia por duas. Só que os prazeres talâmicos que eu e as duas Lauras compartilhávamos não vêm ao caso aqui (para decepção do leitor?).

Aos cinqüenta anos a gente começa a recordar as festinhas dos quinze aos dezoito — dos quinze aos dezoito, Paris é uma festa, como dizia o velho Hemingway. Os tempos do Andrews (o colégio lá na praia de Botafogo), as aventuras da adolescência, os conjuntos da época: Beatles, Monkees, Hermann_s Hermits...

Conheci as duas Lauras em um fórum de cultura islâmica na Internet. Eu estava tentando entender melhor o sofrimento que nós, sofridos judeus, acabamos (sem querer?) infligindo ao povo palestino. As duas Lauras procuravam algum muçulmano virtuoso que as reconduzisse à religião dos ancestrais, imigrantes sírios. (No islamismo, o homem pode casar-se com até quatro mulheres, ou seja, Laura ao quadrado.) Acabou conhecendo a mim, um judeu. Desses judeus que só vão à sinagoga quando tem festa de casamento ou bar mitzvah: mas mesmo assim um judeu.

No início, vivíamos num paraíso bíblico: restaurantes, cineminhas, barzinhos. Mas como em todo relacionamento, o somatório de uma besteirinha aqui, outra besteirinha ali — a mania de Laura de espiar meu e-mail, esconder minhas havaianas onde eu jamais as encontraria, essas coisinhas — acabou desencadeando nossa primeira briga de casal. Primeira e última. A expulsão do Paraíso.

Foi na Praia de Copacabana. Fevereiro, pleno verão. Fazia calor, e saímos de casa para pegar uma brisa no calçadão. Mas não resistimos ao apelo do mar e acabamos tirando os sapatos e descendo à areia. Copacabana repleta de turistas. Grupo de japoneses ria gostosamente como que saídos de filme de Kurosawa. Criança afagava a careca do Drummond — aquele Drummond da estátua, sentadinho num banco lá pelo Posto 6. Uma hora dentre as horas, Laura cismou:

— Pensa que não vi você olhar praquela mulher?

— Qual mulher?

— Aquela lá, quase nua, e ainda se faz de distraído. (Realmente, mulher seminua posava para fotógrafo.)

— Amor, você sabe que sou míope, na praia tiro os óculos, não enxergo quase nada.

— Mas aquela piranha você enxergou direitinho.

O fato é que o diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, resolvera perverter os caminhos retos de mim e Laura. E eis que, naquele momento, vejo-me dominado pela mais pura das raivas:

— Pô, você parece uma verdadeira Saddam Hussein, fica querendo controlar minha vida!

Aquela comparação tirou Laura do sério, e a um ataque de soluços que durou uns bons minutos sucedeu-se surto de ódio de dar inveja ao próprio ex-tirano do Iraque. Aquilo foi demais pra mim, e eis que de repente arranco com violência a aliança do dedo e... vupt! lanço-a ao mar, para que seja engolida por um peixe. Ali houve choro e ranger de dentes. Dias depois, Laura partiu pra casa da mãe.

Todo dia, cedinho, antes de ir trabalhar, desço a Constante Ramos a caminho da praia, desfilando a meia-idade e a solidão. Percorro o trecho onde atirei a aliança ao mar. Deus escreve certo por linhas tortas, e um dia o mar há de devolver a aliança. Ao que telefonarei eufórico para Laura, e anunciarei a boa nova. As trombetas soarão.

E seremos reconduzidos ao paraíso perdido.

Sobre o Autor

Ivo Korytowski: Ivo Korytowski nasceu no Rio de Janeiro em meados do século passado. Graduou-se e licenciou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou dois livros: Édipo (Editora Ciência Moderna), primeiro lugar do Prêmio Orígenes Lessa da União Brasileira de Escritores de 2003, e Português Prático (Editora Campus), livro de dúvidas e curiosidades da língua portuguesa ilustrado pelo Jaguar.

É tradutor profissional, tendo traduzido quase cem livros de variados assuntos e autores, entre eles Stephen Hawking, Richard Bach e Paul Auster. Mantém uma coluna sobre a língua portuguesa, Português Divertido, em www.mayte.us/portugues.htm.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Fábula de Lars von Trier foi o melhor filme do ano, por Chico Lopes.

O cinismo dos emergentes, por Miguel Sanches Neto.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos