Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rubens Shirassu Júnior


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Metáforas de Controle

por Rubens Shirassu Júnior *
publicado em 02/01/2004.

"O Grande Irmão te observa"

O mundo de 1984, imaginado por George Orwell, está dividido em três superestados: Oceania, pelo sistema Ingsoc, contração de Socialismo inglês, com uma população de 300 milhões de pessoas, compreende as Américas, as ilhas do Atlântico, a África Meridional, a Inglaterra e todo o Império Britânico, que foi absorvido pelos Estados Unidos (a ação do livro desenvolve-se em Londres, "a terceira entre as mais populosas províncias da Oceania"); a Eurásia, que resultou da absorção da Europa pela Rússia e compreende toda a parte setentrional dos continentes europeu e asiático, segue a doutrina do Neobolchevismo; Lestásia, adoradora da Morte, o menor dos três, tem pouco definida suas fronteiras ocidentais e compreende a China e os países ao sul da China, as ilhas do Japão e uma grande e variável parte da Manchúria, da Mongólia e do Tibet.

Os três superestados vivem em guerra permanente pela posse da calota polar setentrional e da área compreendida entre Tanger, Brazzaville, Darwin e Hong Kong - que concentra um quinto da população da Terra. No livro, o planeta é governado por três grandes Estados totalitários que eliminaram os menores vestígios do que chamamos de liberdade. Mesmo a palavra "livre" não tem o sentido que tradicionalmente lhe associamos pois a própria idéia não existe mais.

O poder na Oceania personaliza-se na figura do Grande Irmão, que nunca ninguém viu mas cujo "rosto" está em toda parte e é insistentemente ouvido nas onipresentes teletelas - ele é a forma escolhida pelo Partido para apresentar-se ao mundo, com sua figura stalinóide. Em toda parte existem cartazes com os dizeres "O Grande Irmão te observa". Mas, quem observa mesmo é a "Polícia do Pensamento", através de uma espécie de TV que transmite e capta ao mesmo tempo e que vigia todo membro do partido dia e noite - pela teletela.

Sobre o Autor

Rubens Shirassu Júnior: Designer artístico, jornalista e autor entre outros de Religar às Origens (Ensaios, 2003) e Oriente-se: Manual de Procedimentos no Japão, 1999.
É o autor da coluna OLHO MÁGICO na VERDES TRIGOS.

Contato: jrrs@estadao.com.br

Veja também o "ORIENTE-SE: Manual de Procedimentos no Japão"
Edição Independente de Rubens Shirassu Júnior
Site do Livro: http://www.stetnet.com.br/orientese/

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Para não dizer que não falei de Curitiba, por Silas Corrêa Leite.

MAYSA: um oceano de talento e contradições, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos