Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rodrigo Capella


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Espere a sua vez atrás da moita

por Rodrigo Capella *
publicado em 25/11/2008.

Escritor gaúcho Carlos Nejar propõe, em "Carta aos loucos", uma enigmática e divertida teoria

As polêmicas que rondam a poesia são mais fortes do que os próprios versos. Se vende ou não, a quem cativa e onde estão os bons e jovens poetas. Se existem, são poucos. E, na maioria das vezes, escondem-se na gaveta, com medo da crítica e do público.

Melhor então recorrermos aos tradicionais poetas, embora a maioria ainda não seja conhecida pelo grande público.

É o caso, por exemplo, de Carlos Nejar, 69 anos, cujo nome pode causar uma certa estranheza, em uma primeira pronúncia. E olha que não lhe faltam boas qualificações: ocupa a cadeira de número quatro da Academia Brasileira de Letras, lançou mais de 20 livros e conquistou prêmios importantes, como o Fernando Chinaglia, concedido pela União Brasileira de Escritores.

Mas, entretanto, não pode ser considerado um fenômeno editorial. É, talvez por isso, que em dois de seus mais recentes livros, lançados em 2008 pela Novo Século, o gaúcho tente justamente aproximar, em um primeiro momento, a sua escrita da grande massa. Em Carta aos loucos, recorre ao popular Paulo Coelho. No prefácio "A sábia e inovadora loucura de Nejar", o milionário escritor define a obra como "arte de romancista renovador, através da saga de um povoado".

Mas, Paulo Coelho pára por aí e vai além. Chega até a filosofar: "A grande escritora brasileira, que é Clarice Lispector, identificava-se com Carlos Nejar, 'tão burro quanto ela'. Essa 'burreza' é a douta ciência de saber que a vida é sempre mais forte e invencível quando se ama".

Já em Jonas Assombro, o poeta apresenta versos emotivos e centra a narrativa em temas de fácil aceitação, como amor, saudade e esperança: "o coração sabe mais do que os dedos, olhos. E a noite não tem pálpebras". E conquista o leitor: "sim, era amor um subir o rio, para que o rio subisse até nós. E sabíamos que o alvorecer dava voltas em nós, enquanto dávamos voltas no alvorecer".

A utilização desses recursos, contudo, não desgasta a força das obras e a linguagem toda particular de Nejar parece ganhar forças a cada linha: "a melodia arrastava, de roldão empurrava e as almas começavam a ruflar fora do corpo. E a beleza ou fealdade eram terríveis, abalando os olhos, uns dos outros".

O que diferencia fortemente os livros Jonas Assombro e Carta aos loucos é justamente esta composição de elementos. No primeiro, contida: "chove a luz molhada sobre os corpos e as palavras já são terra, ossos que se desmancham nas espigas". No segundo, mais audaciosa: "a loucura é a sensatez do tempo. E o tempo, o sonho do que vive".

Loucura, essa, capaz de tudo. Analisar a fundo uma simples estante de obras: "eu vivia mais entre os livros especiosos da biblioteca que reuni. Nada para mim, ali, era demasiado". E também traçar uma complexa teoria ou dogmas funcionais da fome, descrita, em poucas palavras, como "condição humana que habitamos". Inclui dez ítens, muitos deles curiosos e divertidos. Cito apenas alguns deles, sem revelar detalhes: "é desigual na fama", "morde, morde até a sombra" e "espera a vez na moita".

Esse é Carlos Nejar. Traços e atitudes globais que seriam aceitos em todos os países. Até porque, para quebrar as regras e propor algo inusitado e bom, é preciso conhecer muito bem o que se faz.

Carta aos loucos, Carlos Nejar. Editora Novo Século. R$ 35; 256 págs.
Jonas Assombro, Carlos Nejar. Editora Novo Século. R$ 29; 160 págs.

Sobre o Autor

Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.
Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Golpe ou Revolução?, por Adelto Gonçalves.

O preço do poder, por Fernanda Massebeuf.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos