Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Manoel Hygino dos Santos


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O monge do Bela Vista

por Manoel Hygino dos Santos *
publicado em 17/11/2008.

Edmilson Caminha é professor, jornalista e escritor. Dos bons. Publicou "Palavra de escrito",1995; "Inventário de crônicas",1997; "Villaça, um noviço na solidão do mosteiro", 1998; "Lutar com palavras", 2001, "Drummond, a lição do poeta", 2202, "Pedro Nava: em busca do tempo vivido", 2003 e "Brasil e Cuba: modos de ser,maneiras de sentir", 2006.

Neste findante exercício, Caminha publica, pela Thesaurus, de Brasília, "O monge de Hotel Bela Vista", contendo as cartas trocadas durante anos com o excelente escritor Antonio Carlos Villança, que aparece na capa, no rico e belo cenário da Rua Pascoal Carlos Magno, em que residiu.

Nesse volume, confirma-se o que disse Tristão de Athayde: "Cada vez estou mais convencido de que um homem é o que são suas cartas". Edimilson Caminha e autor de "O nariz do morto" e "O anel" mostram-se como são, o que pensam, como vêem as pessoas com as quais conviveram, os autores, suas vidas e seus personagens.

A edição comemora Antonio Carlos Villaça, o monge do Hotel Bela Vista, que completaria 80 anos em 2008, se não fosse convocado para missões e encargos em outro hemisfério.

São cartas interessantíssimas, indiscretas, que fascinam.

As opiniões de Villaça são reveladas: "Mário (de Andrade) foi mais uma presença do que uma obra"; "Hélio Silva é mais repórter da Historia do que historiador". O leitor, assim, quererá saber muito mais sobre as figuras focalizadas.

Transcrevo um trecho da apresentação para que se possa ter idéia de conteúdo. Nele, Caminha descreve seu correspondente: "Antonio Carlos Villança foi a maior e mais autêntica vocação literária que até hoje já conheci. Era só escritor, essencialmente escritor, totalmente escritor".

"Imensamente gordo, barba e cabelos à escovinha brancos, sempre vestido de preto, compunha um tipo eclesiástico, espécime abacial, a representação do monge que não chegou a ser, pois não passou do noviciado no Mosteiro de São Bento". Pobre, vivia parcimoniosamente, da colaboração com jornais, do "pro labore" por conferências e palestras e dos poucos direitos que lhe asseguravam os livros.

Uma personalidade rara. Um homem que teve, por força das circunstâncias, de passar parte da vida em uma biblioteca, no Pen Clube do Brasil, de que foi vice-presidente.
Finalmente, deteriorada a saúde, transferiu-se à Casa de Repouso São Luiz, no Rio, cobertas as despesas por amigos e admiradores.

Como o livro sobre Nava, Edmilson Caminha é econômico no número de páginas: 125. Mas de grande valor para conhecer os missivistas, suas idéias e suas experiências.

Esclareço, para dor de alguns: a edição é fora do comércio e saiu com somente 200 exemplares.

Sobre o Autor

Manoel Hygino dos Santos: *Jornalista e escritor. Membro da Academia Mineira de Letras, cadeira n. 23.

Livros publicados:
Vozes da Terra , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 1948 , Contos e Crônicas
Considerações sobre Hamlet , Ed. Imprensa Oficial de Minas Gerais , Belo Horizonte , 1965 , Ensaio Histórico – Literário
Rasputin – último ato da tragédia Romana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1970 , Ensaio
Governo e Comunicação , Ed. Imprensa Oficial , Belo Horizonte , 1971 , Monografia
Hippies – Protesto ou Modismo , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1978
Antologia da Academia Montes-Clarense de Letras , Ed. Comunicação , Belo Horizonte , 1978 , Coordenação de Yvonne de Oliveira Silveira
Sangue em Jonestown, uma tragédia na Guiana , Ed. Júpiter , Belo Horizonte , 1979 , Ensaio
No rastro da Subversão , Ed. Faria , Belo Horizonte , 1991 , Ensaio
Darcy Ribeiro, o Ateu , Ed. Fumarc , Belo Horizonte , 1999 , Biografia
Notícias Via Postal , Ed. do Autor , Belo Horizonte , 2002 , Correspondências


E-mail: colunaMH@hojeemdia.com.br
Matéria originalmente publicada no Jornal "Hoje em Dia", Belo Horizonte/MG

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Tia e Traidor, por Felipe Moreno.

O Largo da Ponte*, por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos