Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Miguel Sanches Neto


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O cinismo dos emergentes

por Miguel Sanches Neto *
publicado em 09/11/2008.

Um retrato desencantado da Índia moderna no primoroso romance de estréia de Aravind Adiga
Aravind Adiga, vencedor do prestigioso prêmio Man Booker: a ascensão social de um predador

A Índia entrou no imaginário ocidental como espaço da iluminação interior e dos gurus. Mas é outra a Índia revelada pelo primoroso romance de estréia de Aravind Adiga – O Tigre Branco (tradução de Maria Helena Rouanet; Nova Fronteira; 256 páginas; 34,90 reais), ganhador do Man Booker Prize deste ano. Segundo mais jovem autor laureado com o prêmio inglês, Adiga, que nasceu na Índia em 1974, escancara a existência de duas pátrias, a da escuridão e a da luz. A nação das trevas é a banhada pelas águas do Rio Ganges, onde vivem os homens invisíveis, presos às suas castas. A outra é aquela próxima do mar, onde se vive sob o impulso de um vigoroso desenvolvimento econômico. Quem narra o romance é um empresário que conseguiu migrar do país profundo e pobre para a Índia emergente e iluminada. Com cinismo, ele desmonta o mecanismo da própria ascensão social.

Na infância chamado apenas de Munna (menino), o narrador assumirá uma série de nomes ao longo de sua trajetória. Seu professor na escola da aldeia o batiza de Balram Halwai. Filho de um puxador de riquixá que morreu de tuberculose, ele consegue, depois de muitos ardis, tornar-se motorista particular em Délhi. Sem pudor, Balram vai relatando como todos os de sua classe vivem pacificamente numa gaiola social. Na condição de animal raro, ele resolve romper com isso. O momento de mudança se dá quando se encontra com um tigre branco no zoológico e descobre sua própria identidade predadora. Balram mata e rouba o patrão, começando sua carreira de sucesso. Nunca se sentirá como um monstro. A imoralidade, alega, é uma questão de circunstâncias: um habitante da civilização pode optar por ser bom, mas em Laxmangardh, sua aldeia natal, "ele não teria sequer escolha. Eis a grande diferença entre esta Índia e a outra: a escolha". Aravind Adiga constrói um personagem sem caráter, que se torna símbolo extremo de um impulso selvagem de liberdade. Um alerta para os que vivem na luz.

Sobre o Autor

Miguel Sanches Neto: Escritor paranaense e crítico literário, assinando coluna semanal no maior diário do Paraná, a Gazeta Povo (Curitiba), tendo publicado só neste jornal mais de 350 artigos sobre literatura, fora as contribuições para outros veículos, como República e Bravo!, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde (São Paulo) e Poesia Sempre e Jornal do Brasil (Rio de Janeiro).

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


E se Israel tivesse perdido a guerra?, por Moacyr Scliar.

Fuga ao real: incompreensões do público leitor, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos