Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Suicide bummer

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 12/06/2008.

Não sei se é cansaço crônico. Não sei se é ressaca pós-livro. Não sei se é psoríase, vitiligo, recaída de tireoidite ou ansiedade judicial em primeira instância. Não sei se é medo de um fracasso futuro, e olhem, justamente quando tudo ia bem. Ou ameaçava ir, vocês sabem, aquelas coisas íntimas que a gente não conta, por puro medo de que desandem: por mais que um ateísmo ativista se instale, ninguém está livre de uma superstição ou outra, ou melhor, talvez: um ativismo ateísta. No fundo no fundo, não há salvação possível para o incômodo reincidente da vida, se é que vocês me entendem. E por falta de opções espero, dormindo muito (talvez quem sabe esse sono passe): sonhe sem anjos, mas nem sei bem o quê. Que o assovio no ouvido volte a ser uma voz, quem sabe, carente de fama desde a infância.

Não é que eu não tenha assunto, vocês sabem. Falta de assunto pra crônica é um clichê proibido aqui no blog, paraíso confesso dos piores e mais banais clichês da literatura. A questão é que estou mesmo me sentindo aérea, desligada, a um passo de desistir de tudo, imaginem, logo agora que ia tudo tão bem ou, pelo menos, ameaçava ir. É o efeito danoso da baixa pressão por medição caseira, gente, só pode, vocês me conhecem. Ou não: talvez desconheçam por dentro de mim essa impiedosa hipocondríaca enrustida, com meias tendências autoconvulsivas e agravada, ainda por cima, por doses de medicina televisiva - pois é, que todo dia se vangloria, imaginem, de sua eterna saúde perfeita (paradoxo auto-indulgente) enquanto desmaia de medo da verdade. Da saúde de verdade, quero dizer. Ou então meu problema é fome.

No final, seu grito sem ressonâncias imediatas produziu cansaço, resentimento e morte em estado de solidão", ai, não, Deus me livre, prevê, dolorosa e retrospectivamente, o deprimente artigo do Prosa: Deus me livre de uma coletânea póstuma dessas. Se eu não publicar em vida, por favor: me queimem, antes que eu arda sem querer em indefesa mesmice. Deus me livre de banalidade póstuma, vamos combinar: além de deprimente, é péssima literatura. Ai, gente. Não liguem pra mim que eu estou, nesta altura, no pico de baixo da curva do entusiasmo - a voz interna, eu já disse (metáfora ou não?), encolheu no assovio. Liberta da pressão de prazo e de todas as outras pressões [sangüíneas], me esvaio: desvio do inesperado, da expectativa amainada por data limite adiada.

Já deu pra entender que eu também sou auto-imune, não é? Pois é: defendida de mim, mas vulnerável à beça a um auto-ataque de mim, gostei dessa, bem, pelo menos do trocadilho do título que, não sei porque - e para o azar de quem nunca me lê -, nasceu em inglês, ou melhor, de uma frase em inglês que eu li, na resenha conivente de hoje no NY Times: "All autoimmune diseases invoke the metaphor of suicide," she writes. "The body destroys itself from the inside." ["Toda doença auto-imune invoca a metáfora do suicídio", ela escreve - Sarah Manguso, poeta auto-imune em suas bem humoradas memórias de doença. "O corpo destrói a si próprio a partir de dentro."]. Me viro mal no português: conformista suicida, preguiçoso suicida, suicídio interno vagabundo, taí, por falta de vítima melhor para seu preguiçoso e conformado alcance, sobreviva-se a uma histeria mal-ajambrada dessas, logo agora que vai tudo tão bem, ou com sorte começava a ir... Tento escapar mas o destino me agarra, e se em reta final me desapego de tudo, meu destino é que afinal me escapa: nada assim de tão grave que uma greve do espírito não cure. Ah, esqueçam. É tudo neurose mesmo. Ou medo. Deixa rolar que amanheço curada. Ou se Deus quiser, publicada.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Nascido no Inferno, por Abrão Slavutsky.

EDITH MODESTO: uma voz contra o preconceito, por Ângelo Caio Mendes Correa Jr..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos