Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Estado de medo

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 06/06/2008.

Ah, gente, tudo bem. Eu sei que já usei esse título aqui no blog* um bom número de vezes, mas vocês sabem, é duro superar a própria genialidade, etc, etc. Tudo isso porque não deu pra descolar outro melhor, aí, desculpem a pressa. E o mau jeito.

Embora eu tenha um pendor genético para o Botafogo, não entendo nada de futebol e nem assisto a jogo. Mas da primeira metade da crônica do Dapieve no Globo de hoje eu entendo muito bem, me entendam bem: eu também era nova na época da ditadura, bem, nem tão nova quanto o Dapi, tá certo. Mas da sensação de ser constantemente vigiada me lembro muito bem. Ih. Principalmente porque arrisco dizer que ela permanece no Brasil de hoje, é, gente: como toda boa vítima da Síndrome de Estocolmo, conservamos com muito carinho em nossa rotina diária alguns dos piores males da ditadura, tais como arbitrariedades do poder, engessamento da justiça e uma justificação heróica da mentira em cena, é, cena política, digo. Taí Dona Dilma que não me deixa mentir, ah, deixa pra lá que esse papo é pesado: só a liberdade da imprensa salva.

Se vocês soubessem o que estou passando - mas, o que é que estou dizendo: todo mundo já sabe o que estou passando - entenderiam muito bem que apesar de não ter sido jamais torturada (embora muitas vezes, sim, reprimida, raramente pelo Estado, é claro, mas sempre pelo estado de coisas), e nem, ao contrário do que possa ter parecido, censurada, vivo com medo do que digo. E do que escrevo. Tal teimoso trauma do que não vi, e do que mal vivi, me obriga a mentir quando juro a verdade, como num certo comentário falso (ops: "de ficção") que produzi recentemente aqui no blog* por puro medo das consequências do meu impensado e falho ato, que de Freud, vamos combinar, não teve nada: foi intencional mesmo (gente: tô muito mal mesmo, já mentindo e jurando verdade num condenável contexto neurótico de Gestapo) , quem quiser que procure por no blog* pra descobrir do que é que estou falando. E pior: tenho evitado participar de discussões públicas sobre a arte de escrever, e de sobreviver escrevendo - esta sim, uma arte como poucas - por puro medo da má impressão dos meus mais caros pares. Ô miséria.

*para os verdes aqui do Verdes Trigos, em cada blog asteriscado entenda-se: Noga Bloga, meu cadafalso oficial

Leitura recomendada do dia: o poder restaurador da autocrítica, by David Brooks, sem a velha conotação chinesa, claro.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


O nosso controvertido e brilhante Cazuza, por Vânia Moreira Diniz.

Romance moderno de Carlos Henrique Schroeder: A Rosa Verde, por Silas Corrêa Leite.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos