Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Existências únicas

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 07/05/2008.

Quem nasce escritor não desiste nunca: uma maldição travestida de bênção, doa a quem doer que dói mais em nós. Não vou perder meu tempo em repetir, nem enfatizar: vai lá que tá tudo lá. O que eu já senti, o que eu já escrevi, e sobre o que eu já refleti está lá, em termos muito claros: Existências duplas, O Globo, Prosa & Verso, 3 de maio de 2008 página quatro, não disponível online para não-assinantes do Globo. José Castello não precisa de mim para o advogar e, além do mais, ando ocupada demais pra isso, desenredando minhas próprias dúvidas em tempo integral.

Já faz um tempo que pedi ao Castello — pedi não, implorei —, que lesse meu "romance de estréia" e me escrevesse em particular uma daquelas cartas terríveis que ele escrevia, demolindo intenções e desvendando nós de tramas, ou dramas, sempre com a atenção de reconstruir dos escombros resultantes um novo e fresco escritor, mas o Castello, tsk, tsk, não teve tempo pra mim (nem interesse, é preciso falar a verdade). Para mim, no entanto, nunca falta tempo nem interesse para/em ler o que ele escreve, mesmo porque o Castello merece.

Nada pessoal. Pois mais tempo se passou e se amadureci não sei, mas nasceu assim mesmo outro livro, outro gênero literário noutra aventura pessoal e intransferível, traduzida em linguagem pessoal e intransferível e aí é que está, Castello: embora seja dupla a existência do escritor, como você sensivelmente aponta, a verdade, a verdade mesmo sem papas na língua, é que a cada escritor — ou leitor — cabe uma existência única, indivisível, irreproduzível por mais que todos. Se é que vocês me entendem.

Pois mais tempo se passou e hoje em dia trabalho, sigo trabalhando amparada por outra generosa crítica dessas bem honerosa, desinteressada e que, como eu esperava, tem me ajudado muito, uma espécie, assim, de anestesia incompleta — ministrada com pena descartável por profissional gabaritado e bem reconhecido que se dispôs ao vago sacrifício — aliviando a aflição de parir um livro e que mesmo doendo muito, dói menos que a incerteza do mercado. Ou a indiferença. Tem valido a pena e sim, leitores, sei muito bem que onerosa é sem agá, mas pensem um pouco pra descobrir porque foi que cometi este erro induzido: há honra nele, há dubiedade na trama e unicidade na entrega, cumplicidade adivinhada e temida entre um autor e seu crítico.

O resultado não tarda. E aí, quem sabe, até mesmo o Castello se animará comigo. Como me animo com ele em todo sábado de manhã, mesmo que o caderno literário inteiro se resuma a um levemente incômodo espinho mal encravado.

Isto dito me calo, de volta ao embate único e solitário da minha tela.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Muito Macho na Cozinha, por Rubens Shirassu Júnior.

Beija-flor - Quase Abril, por Urda Alice Klueger.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos