Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rodrigo Capella


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Eu sei quem matou Isabella

por Rodrigo Capella *
publicado em 12/04/2008.

O caso da Isabella é mais um exemplo claro de como a literatura e a vida real se misturam. Morta, em São Paulo, há poucos dias, a menina foi asfixiada ou estrangulada? Morta pelo pai, madrasta ou por outra pessoa? Quem teria cortado a rede da janela? São respostas que a perícia ainda terá que responder, mas que, provavelmente, Sherlock Holmes já teria descoberto há muito tempo.

Estaria, então, a literatura mais avançada do que a vida real? Sem dúvida, ou vai me dizer que você esqueceu do submarino, inventado por Julio Verne em suas histórias, e das criações de Da Vinci, que mais tarde viraram realidade? Se a literatura está mais avançada, então, de que forma ela poderia ajudar no caso da Isabella?

De muitas formas. Casos como esse são muitos comuns em nossa literatura, nacional e estrangeira, sem tirar, nem pôr. Eu, por exemplo, já li muitas histórias desse gênero e posso afirmar que o assassino age da mesma forma, esconde as armas no mesmo local e sabe como alterar a cena do crime. Se me pedissem um palpite, eu diria, baseado nos livros e em conversas que tive com peritos, que eu sei quem matou Isabella. E mais: sei como tudo ocorreu.

Trata-se de um típico caso de morte acidental, na qual uma pessoa perde o equilíbrio entre razão e emoção. Na literatura, assim como na vida real, não faltam casos: Jack, um banqueiro famoso, chega em casa cansado e observa o pequeno Philip chorando e gritando. Jack, então, tenta acalmar Philip, mas não consegue. Desesperado, pega no pescoço dele, aperta com força e Philip morre. Mas, repare que, em nenhum momento, Jack teve a intenção de matar o pequeno Philip. Jack, então, se livra do corpo, sem pensar nas consequências.

Mas, e a rede da janela do quarto, quem poderia ter cortado? Holmes teria dito logo de início que o corte foi feito por um adulto. Afinal, uma criança cortaria perto do rodapé da janela e não no centro. E mais: quem tentou fazer o corte usou primeiro uma faca. Como não deu certo, optou por pegar uma tessoura. Teria uma criança pensado em utilizar tais instrumentos? Teria ela elaborado um plano tão munucioso? Holmes, certamente, diria que não.

E as pegadas encontradas na cama? Elas são fundamentais e revelam muita coisa, até mesmo peso, altura e, principalmete, atitude. A pessoa que cortou a rede estaria com pressa de se livrar do corpo? Seria uma atitude pensada ou essa foi a única forma encontrada para se livrar do corpo?

Asssim como na literatura, a vida tem muitos questionamentos, muitas indagações, e cabe a nós, detetives ou mero espectadores, buscar sempre a verdade, nem que essa verdade esteja nos livros. Um caso como esse mostra, sem dúvida, que a literatura é importante e que, como a perícia utiliza métodos de dedução, ela se torna cada vez mais fundamental. Afinal, quem lê desenvolve a criatividade, amplia os horizontes e é mais sensível para captar elementos, que tericamente estão ocultos.

Mas, afinal quem matou Isabella? Holmes teria, logo de início, dois suspeitos e, só depois de juntar todas as pistas, é que revelaria o nome. A cautela, como se sabe, faz parte de seu método investigativo, asssim como a simplicidade e a persistência. E em casos como o de Isabella, a persistência se faz mais do que necessária. Mas, não a ponto de se visitar sete vezes o local do crime para realizar a perícia. Holmes diria que três vezes são mais do que suficiente.

Na literatura, é comum haver um cúmplice, que por amor, oculta provas e faz de tudo para proteger a sua alma gêmea. Na história da vida real, isso também ocorre e é facilmente descoberto. Afinal, o amor por uma pessoa nunca é maior do que o amor pelo próprio filho, embora muitas vezes pareça.

Mas, e a Isabella? Quem a matou? Não posso contar. Se fizesse isso, certamente teria que depor e enfrentar uma série de perguntas cansativas. Se o depoimento do pai e da madrasta levou mais de seis horas, o meu levaria no mínimo doze. Iam me acusar de ser cúmplice e de ocultar informações. Mas, o fato é que está tudo muito óbvio: Sherlock Holmes descobriria tudo bem rápido.

O fato é que estão todos evitando dizer o óbvio porque não querem cometer mais um engano. Lembra-se do “Caso Escola de Base”? Quando diretores de uma escola foram acusados erroneamente de terem assediado sexualmente algumas crianças? Pois, é, querem evitar que isso ocorra novamente. Mas, fique tranquilo: assim como na literatura, os casos da vida real só são esclarecidos nas últimas páginas, embora, a maioria tenha uma solução óbvia.

Sobre o Autor

Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.
Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


No Balanço Da Rede, por Rubens Shirassu Júnior.

A grandeza de David Lean em biografia não publicada no Brasil, por Chico Lopes.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos