Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Fernanda Massebeuf


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O preço do poder

por Fernanda Massebeuf *
publicado em 12/03/2008.

Maquiavel exterminou de vez a hipocrisia dos bons sentimentos. A luta pelo poder incita somente ambições egoístas. Mas para ir além delas afim de obter o aval do povo, o detentor do poder deve exibir ambição aparentemente inspirada de causas nobres. O cinismo prevalece. Durante os períodos mais remotos da História, tiranias diversas mantinham-se fomentando-se o medo. Para isso massacres, violações de leis, corrupção faziam parte das regras do jogo. Ditadores modernos fazem jus aos métodos antigos. Eles simplesmente também se servem do advento da propaganda com o intuito de garantir a docilidade do povo, dando-lhe a ilusão de uma adesão expontânea. O político de nossos tempos não quer mais aterrorizar, e sim agradar sem moderar o uso de suas armas de sedução para atingir seus objetivos.

O êxito das democracias é evidente em todo o planeta. A suposta decisão do povo ainda não preencheu a lacuna entre política e moral. Democracia ou ditadura, no final o resultado pretendido é o mesmo: a conquista e a posse do poder através de todos os meios de forma que perdure o máximo de tempo possível. Quando queremos triunfar é necessário enganarmos a todos e não somente a um pequeno grupo. Além disso, o povo necessita sempre de um grande herói a quem enaltecer e por quem sentirá protegido.

A mídia manipula a opinião pública e transforma os políticos em “todos-poderosos” de acordo com o que é mais conveniente. A mundialização reforça a opressão da comunicação e de suas técnicas secretas, falsamente simplistas. Parecendo ser o que não é, querendo o que não deveria querer e tudo isso com o intuito de cair nas graças da opinião internacional.

Ditadura? Democracia? Existe diferença entre comandar à força ou com a adesão do povo? Desde sempre o que inspira a política, seja ela qual for, é o espírito de dominação, mesmo se as estratégias empregadas não forem similares. Maquiavel está coberto de razão estando enganado. A política é a técnica de conquista e de posse do poder. A partir do momento em que esse poder seja mais ambicioso que se representasse finalidade por si só. Deve ser inspirada de um ideal utópico a ação política, é o que lhe permitirá de ir além do cinismo e do egoísmo. Então será glorificado o político que souber conciliar a imoralidade de seus métodos com a virtude de seus objetivos, o mal e o bem, o egoísmo e o idealismo. Caso queira deixar sua marca, é imprenscindível justificar sua ambição com o cumprimento de uma obra útil, memorável, deixando aquela impressão de ter imortalizado um instante do tempo, tempo esse que passa, apaga e destrói.

Qual é o preço a pagar para obtermos e exercermos poder? O exercício da autoridade é cruel com quem não sabe exercê-la. O poder só dá sentido à vida daquele que concilia à sua ação um objetivo nobre, que ultrapasse seus interesses egoístas. Assim premanecerá na História, apesar de tudo e de todos. Mesmo se nem sempre é recompensado todo esse esforço. Angústia, críticas, dúvidas. O que Maquiavel ensina é a mecânica do poder. Quanto a legitimá-lo, isso é tema para outro debate. Então a democracia retoma vantagem porque tem algo a transmitir, uma questão a ser posta: qual o sentido da ação política? A política é a vontade de mudar o mundo.

Sobre o Autor

Fernanda Massebeuf: Fernanda Massebeuf é graduada em LLCE (Língua, Literatura e Civilização Estrangeira) pela Universidade Sorbonne - Paris IV. Realiza atualmente um Master (Mestrado) a fim de se especializar em literatura brasileira, desenvolvendo estudo sobre a poesia de Hilda Hilst.

Email: ferdie45@hotmail.com

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Filigranas de Tocantins, por Rosângela Vieira Rocha.

Africa, por Edith Goel.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos