Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Rodrigo Capella


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Tirando dúvida dos leitores – Parte 4

por Rodrigo Capella *
publicado em 12/03/2008.

É... as dúvidas dos leitores continuam a todo vapor e eu continuo do outro lado do Oceano. Como eu não gosto de decepcionar ninguém, vou responder mais algumas perguntas. Essas são de assuntos diversos: agente literário, editoras e parcerias. Nestes dez anos de carreira literária, vivenciei experiências incríveis, mas nada parecido com o que vou narrar na terceira carta deste texto.

A primeira mensagem me foi enviada por Tiana Souza: “Rodrigo, gostaria de trocar idéias sobre o mundo literário. Lancei um livro em 2003, chamado "O galo que pingava ouro". Escrevo sempre e tenho vários textos infanto-juvenil. Acabei de escrever um romance infato-juvenil, e um romance para adulto. Estou pensando em contratar um agente literário para vender minhas obras. Gostaria de saber sua opinão sobre o assunto. E se quiser me dar algum conselho, fique a vontade. Aguardo resposta”.

Tiana, vamos por partes. Fiquei contente em saber que você tem uma intensa produção literária. Uma máxima é verdadeira: quanto mais escrevemos, melhor escrevemos. Isso ocorre com todo e qualquer escritor. Você está no caminho certo. E o melhor: está diversificando o público e conhecendo exatamnte o que o seu público espera de vocês.

Agente literário? Boa pergunta. Vale uma explicação para os leitores: o agente literário é o profissional que faz a ponte entre as editoras e os autores, marcando reuniões nas editoras para tentar viabilizar a publicação de uma determinada obra. O serviço desse profissional custa, no mínimo, R$ 200 por mês, segundo pude me informar. Vale a pena contratar? Sinseramente não sei? Mas, vou lhe passar os pontos positivos e negativos.

Positivos: maior chance de ter a sua obra publicada, já que os agentes têm normalmente bons contatos; maior visibilidade no segmento editorial, já que esses profissionais vão até as editoras e expõe toda a proposta do livros; e uma melhora considerável do texto, já que muitos agentes fazem uma revisão ortográfica do texto.

Pontos negativos: os agentes não se comprometem a publicar a obra, ou seja, você paga e não tem garantia de que o seu livro será publicado; além de pagar uma taxa mensal, você, provavelmente, terá que dar uma porcentagem de capa do livro para o agente, a depender do contrato. Ou seja, o autor já ganha pouco e terá que dividir o pouco que ganha com um agente. Vale a pena? E mais: os agentes cuidam de vários livros ao mesmo tempo, de diferentes autores, e não se dedicará integralmente ao seu livro.

Portanto, trata-se de uma decisão de dois pesos e duas medidas: a decisão é sua! Reflita e tome a melhor decisão: um erro cometido agora, pode afetar toda a sua carreira literária. Não tome uma decisão de imediato, converse com mais alguns escritores e vá em frente.

O segundo e-mail foi-me enviado por Douglas Paiva. Ele disse, sem delongas: “Gostaria de publicar meu livro, como faço qual o endereço de da editora de vocês. Grato”. Primeiro, vale a pena esclarecer que eu sou simplesmente um escritor, não trabalho e nunca trabalhei em uma editora, contrariando até uma das características das novas gerações literárias. Os jovens autores têm cada vez mais se associado a editoras, fazendo trabalho de traduções, pesquisa, correções de texto e, mais tarde, publicam o livro pela editora que prestaram serviços. Isso tem ocorrido cada vez mais. Mas, eu sou uma exceção. Não faço parte de nenhuma editora.

Bom, chegamos finalmente à terceira carta, a mais misteriosa de todas, escrita por um tal J.J: “Oi, Prezado Rodrigo Capella, meu nome é J.J, sou autor de um livro e eu estava acertando as últimas negociações com uma editora famosa, mas acabou não ocorrendo. Envio-lhe este email para podermos conversar sobre uma parceria de lançarmos meu livro com o meu e o seu nome, acredito que o Sr quiser saber mais sobre os detalhes, isso poderá me ajudar muito e também ao Sr! Preciso muito de apoio! Obrigado!”.

J.J, que mensagem estranha? Desculpe decepcioná-lo, mas não faço esse tipo de parceria. Cada autor deve escrever o seu próprio livro. Escrever é sinônimo de liberdade, de atitude, de prosperidade. Cada autor deve buscar seus próprios elementos para dar dinamismo á história e propor algo ousado. A parceria, por melhor que ela seja, bloqueia a capacidade criativa de um dos escritores e impede a continuação do projeto. Cada autor, na minha opinião, deve escrever o próprio livro. Só assim estará conquistando leitores, conhecendo novos mundo e se deliciando com a realidade.

Sobre o Autor

Rodrigo Capella: Escritor, poeta e jornalista, Rodrigo Capella nasceu em São Paulo, Capital, no ano de 1981. Publicou o primeiro livro, intitulado "Enigmas e Passaportes" (Forever Editora), em 1997, com apenas 16 anos. Em 2005, quase dez anos depois, o autor voltou ao cenário literário com dois lançamentos: "Como mimar seu cão" e "Transroca, o navio proibido", ambos pela Editora Zouk. Rodrigo Capella também publicou poemas em diversas antologias, entre elas "Diversos" (Andross Editora), "Ave Palavra" (Clube Amigos do Livro) e "Além da palavra" (Scortecci Editora). Em breve, Capella vai lançar "Rir ou Chorar, o cinema sentimental", obra que narra as aventuras do cineasta Ricardo Pinto e Silva. Esse livro vai ser lançado pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial, comandada por Rubens Ewald Filho.
Mais informações: www.rodrigocapella.com.br

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Resistência aos Governos Injustos, por Henrique Chagas.

Salve-se quem puder!, por Airo Zamoner.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos