Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Efraim Rodrigues


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Apagão ambiental

por Efraim Rodrigues *
publicado em 12/01/2008.

Há poucas semanas, o Brasil estava diante do paraíso energético, com a descoberta de Petróleo em Santos. Nesta semana, estamos à beira do apagão, por causa da falta de chuvas no verão. Faz sentido ?

Há 500 anos que nos acostumamos a viver só do que a natureza nos dá. Quinze anos depois de chegar na terra miserável e fria que é o nordeste dos EUA, os peregrinos ingleses estavam criando universidades e estaleiros, usando a madeira de segunda qualidade que havia lá. Aqui, a madeira era muito melhor, o clima se prestava ao plantio de açúcar, e o subsolo tinha minérios valiosos. Assim desperdiçamos centenas de anos, vivendo do que Deus nos deu.

Mas a história não acabou. Há ainda mais do mesmo. O máximo que Brasília e suas agências, satélites e computadores podem fazer neste momento é rezar para chover. A candidatura de Dilma ao planalto depende de São Pedro.

Não há nada de místico em fazer chover. Do mesmo jeito que a redução da cobertura florestal causou a imprevisibilidade de chuvas no Norte do Paraná, a aproximação do semi-árido da zona da mata, e a expansão do deserto do Saara para a região do Sahel, do mesmo jeito, é tecnicamente possível aumentar a área florestal e fazer o inverso. No entanto, ser tecnicamente possível, significa ser possível ?

Também nesta semana, um clone indiano do Cid Moreira está lançando um carro de US$ 2500,00. Os chineses hão de fazer ainda mais barato.

Por um lado, custando pouco assim, o tal carro deve causar pouco impacto para sua fabricação. Por outro, este veículo é voltado para tirar gente de cima das motos e colocar dentro de um carro.

Não culpemos a Tata Motors por viabilizar que um indiano pobre tenha um carro. Ao contrário, o produto deles expõe que todos temos direitos iguais de poluir o planeta.

Já pensou o que vai ser de São Paulo com carros novos custando R$ 5000,00 ? O que será do planeta ?

Eu e você ajudamos a criar a noção que viver na cidade, no ar condicionado e andando de carro, é mais bonito que viver no mato. Assim, ajudamos a criar a instabilidade ambiental em que vivemos, do qual o risco de apagão é somente um exemplo.

Quanto tempo dura a felicidade de um carro novo ? Ela vale a pena o tempo de trabalho para ganhar dezenas de milhares de reais ? Se você e eu fizermos diferente, todos farão, mas não espere nenhuma campanha mídia neste sentido.
A bem da verdade, os místicos do planalto têm razão. É melhor mesmo orar.

Sobre o Autor

Efraim Rodrigues: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


CRUZ MISSIONEIRA, por Henrique Chagas.

Um homem que procura para pagar, por Ignácio de Loyola Brandão.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos